http://repositorio.unb.br/handle/10482/14411
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_TerminologiaEstudoUsuarioInformacao.pdf | 497,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A terminologia no estudo do usuário da informação |
Otros títulos : | The terminology in the study of user information |
Autor : | Kafure Muñoz, Ivette Rocha, Suzana Rodrigues, Vivianne da Rocha Souza, Alessandra Bastos, Karolina Vieira da Silva Raposo, Patrícia Malheiros, Tania Milca de Carvalho Boeres, Sonia Araújo de Assis Feitosa, Ailton Luiz Gonçalves |
Assunto:: | Estudo de usuários Terminologia Usabilidade Acessibilidade Interação homem-máquina |
Fecha de publicación : | jul-2013 |
Editorial : | The University Library System, University of Pittsburgh as part of its D-Scribe Digital Publishing Program and is cosponsored by the University of Pittsburgh Press |
Citación : | KAFURE, Ivette et al. A terminologia no estudo do usuário da informação. Biblios, n. 51, jul. 2013. Disponível em: <http://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/87>. Acesso em: 24 out. 2013. |
Resumen : | Aborda o resultado de um estudo exploratório de conceitos/termos do Grupo de Pesquisa Informação, Design e Usabilidade (IDU), do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCinf), da Universidade de Brasília (UnB), na tentativa de definir uma nomenclatura interdisciplinar. A terminologia visa uma melhor comunicação, para o estudo do usuário da informação e a sua interação com os instrumentos tecnológicos na mediação e comunicação da informação. Apresenta terminologias utilizadas nos estudos de usuários da informação, com deficiência visual, da primeira infância e de interfaces de sistemas de informação. A pesquisa classifica-se de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e em relação ao seu objetivo, exploratória. Conclui com uma identificação de uma terminologia comum dentro de um grupo interdisciplinar, que incorpora contribuições da Ciência da Informação, Artes, Comunicação, Psicologia Cognitiva, Educação, Computação e áreas afins, na busca de estratégias para uma melhor comunicação no exercício da pesquisa conjunta e colaborativa. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT It an exploratory study of concepts/terms to define an interdisciplinary nomenclature of a research group of Information, Design, and Usability (IDU), of the Postgraduate Program of Information Science (PPGCinf), of the University of Brasilia (UnB). The IDU Group research through collaborative work about users and their interaction with interfaces for communicating and mediating the information. The proposal incorporates interdisciplinary contributions of Information Science, Arts, Design, Communication, Cognitive Psychology, Computer Science, Education and related areas. The terminology is intended to better communication for the user study of information and its interaction with the technological tools in mediation and communication of information. Presents terminology used in studies of information users, users with visual disabilities, early childhood and interfaces of information systems. Concludes with an identification of a common terminology within an interdisciplinary group, which incorporates contributions of Information Science, Arts, Communication, Cognitive Psychology, Education, Computer and related areas, in search of strategies for better communication in the course of joint and collaborative research. _____________________________________________________________________________________ RESUMEN Aborda el resultado de un estudio exploratório de conceptos/términos del Grupo de Investigación Información, Design y Usabilidade (IDU), del Programa de Postgrado en Ciencia de la Información (PPGCinf), de la Universidad de Brasilia (UnB), en la tentativa de definir una nomenclatura interdisciplinar. La terminología visa una mejor comunicación, para el estudio del usuario de la información y su interacción con los instrumentos tecnológicos en la mediación y comunicación de la información. Presenta terminologías utilizadas en los estudios de usuarios de la información, con deficiencia visual, de la primera infancia y de interfaces de sistemas de información. La investigación se clasifica de naturaleza aplicada, con abordaje cualitativo y en relación a su objetivo, exploratória. Concluye con una identificación de una terminología común dentro de un grupo interdisciplinar, que incorpora contribuciones de la Ciencia de la Información, Artes, Comunicación, Psicología Cognitiva, Educación, Computación y áreas afines, en la búsqueda de estrategias para una mejor comunicación en el ejercicio de la investigación conjunta y colaborativa. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Licença:: | Biblios - New articles in this journal are licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 United States License. Fonte: http://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/87. Acesso em: 24 out. 2013. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.5195/biblios.2013.87 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.