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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14062
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Title: Confiança e reciprocidade entre policiais e cidadãos : a polícia democrática nas interações
Authors: Suassuna, Rodrigo Figueiredo
Orientador(es):: Porto, Maria Stela Grossi
Assunto:: Polícia militar - aspectos sociais - Distrito Federal (Brasil)
Papel social
Relações humanas
Issue Date: 29-Aug-2013
Citation: SUASSUNA, Rodrigo Figueiredo. Confiança e reciprocidade entre policiais e cidadãos: a polícia democrática nas interações. 2013. 230 f. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Este trabalho tem por objeto principal as interações entre policiais e cidadãos em um contexto urbano moderno, enfatizando o estabelecimento ou ruptura da confiança na relação entre prestadores e usuários dos serviços de polícia. As informações que fundamentam este estudo foram produzidas por meio de pesquisas envolvendo as experiências de atores sociais de dois tipos: (a) a população civil que utiliza os serviços de polícia na Grande Brasília; (b) os policiais militares e civis que atuam nesta cidade. O método utilizado foi a etnografia, centrada na observação de interações entre policiais e cidadãos em delegacias de polícia, conselhos comunitários de segurança e vias públicas policiadas. Além disso, foram coletadas narrativas proferidas por cidadãos que se percebem como vítimas de violência policial e foram utilizadas informações provenientes de surveys realizados com policiais militares e civis do Distrito Federal. Utiliza-se a noção de confiança proveniente da etnometodologia, que define o fenômeno como a interação orientada por determinadas expectativas de reciprocidade. A etnometodologia, por meio de procedimentos demonstrativos, propõe que quando as expectativas de reciprocidade são frustradas, a interação entra em colapso, pois os participantes não conseguem dar sentido ao contato com os outros. Considerando as interações entre policiais e cidadãos, as rupturas na confiança foram agrupadas como (a) questões de compromisso, relacionados ao desvio de atenção empreendido por policiais ou usuários, em detrimento da atenção recíproca pressuposta nas expectativas de confiança; e (b) questões de competência, em que as interações conformavam cerimônias de degradação do status de indivíduos presentes ou ausentes nos encontros. A atenção desviada dos encontros entre policiais e cidadãos voltava-se para normas procedimentais das organizações pesquisadas ou para aspectos de suspeição vinculados ao local de atuação do policial. Por outro lado, muitos policiais lograram “administrar” as condições de atenção dos encontros, promovendo a confiança. Já as cerimônias de degradação dirigiam-se especialmente àqueles destituídos do status de vítimas criminais, aos que tinham menos de dezoito anos e, em certos casos, o próprio policial empreendia uma autodegradação, apresentando-se como impotente. Este trabalho pautou-se também pela verificação dos efeitos das instituições sobre a confiança, entendendo-se instituições como rotinas historicamente consolidadas que se configuram como elementos externos aos encontros. Na medida em que as instituições produzem assimetria, alienação da interação e homogeneização das apresentações dos participantes, a confiança entre policiais e cidadãos viu-se desfavorecida por instituições como: (a) procedimentos burocráticos das organizações; (b) tradições profissionais policiais; (c) o direito à segurança; e (d) prerrogativas de autoridade policial. Por outro lado, verificou-se que certas instituições empoderam atores cujo status foi previamente degradado, favorecendo a confiança na competência. Já a análise das narrativas de cidadãos que se veem como vítimas de violência policial aferiu os conteúdos das expectativas de reciprocidade dos cidadãos para com os policiais, conteúdos que foram evidenciados com a ruptura na confiança na relação policial-cidadão. Verificou-se ainda que muitas dessas expectativas se deixaram de ser funcionais à vida social dos cidadãos. Finalmente, os surveys permitiram a comprovação da hipótese de os policiais que manifestam mais intensamente sua expectativa de reciprocidade têm mais chance de encontrar confiança nas interações com os cidadãos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The main object of this work is a set of interactions between police officers and civilians within a modern urban context, emphasizing the constitution or breaching in trust and considering the relation between providers and users of police services. This study is grounded on research involving social actors of two types: (a) citizens who use police services within the Great Brasilia area; (b) military and civil police officers who work in that city. The method chosen was ethnography, focused on observations of interactions between officers and citizens within police stations, police-community councils and policed public spots. Moreover, there was a collection of narratives uttered by civilians who perceive themselves as victims of police violence; the research relies also on information from surveys involving military and civil police officers. The study uses the notion of trust provided by ethnomethodology, defined as an interaction oriented by certain reciprocity expectations. Ethnomethodology, through demonstration procedures, sustains that interactions collapse when reciprocity expectations are breached, provided that participants are not capable of making sense of the contact with others. Considering interactions between officers and civilians, trust breaching events were grouped as (a) matters of commitment, related to attention diverted by officers and users, which harms the reciprocal attention presupposed under trust expectations; and (b) matters of competence, when interactions show a pattern of status degradation ceremonies, involving individuals who are present or absent in encounters. In encounters between officers and citizens, attention was diverted toward procedural norms of organizations or toward local aspects held as suspicious by the cops. On the other hand, many officers succeeded in “managing” attention conditions in encounters, thereby favoring trust. Degradation ceremonies were especially targeted to those deprived of the status of crime victims, to those under eighteen years old and, in certain events, officers endeavored their self-degradation, presenting themselves as powerless. This work also assesses effects of institutions upon trust, institutions being conceived as historically consolidated routines that are external to encounters. Since institutions produce asymmetry, alienation from interaction and homogenizes participants’ presentation of Self, trust between officers and civilians were harmed by institutions such as: (a) organizational bureaucratic procedures; (b) police professional traditions; (c) the right to public safety; and (d) prerogatives of police authority. On the other handed, it was observed that certain institutions empower citizens whose status had previously been degraded, favoring competence trust. The analysis of narratives uttered by citizens victimized by police violence assessed the contents of reciprocity expectations, contents that came to be displayed through trust breaching in the police-citizen relation. It was also observed that many of those expectations ceased to functional in the social life of victims. Furthermore, surveys confirmed the hypothesis that police officers that express more intensively their reciprocity expectations are more likely to face trust in the interactions with citizens. ______________________________________________________________________________ Résumé
Ce travail a pour objet principal les interactions entre la police et les citoyens dans un cadre urbain moderne en soulignant l’établissement ou rupture de la confiance au sein des relations entre les fournisseurs et les consommateurs des services de la police. Les fondements de cet étude ont été produites par des recherches impliquant les expériences d’acteurs sociaux de deux types : (a) la population civile qui utilise les services de la police à l’intérieur de la Grande Brasilia ; (b) la police militaire et civile qui agit dans la ville. La méthode choisie fut la ethnographie, centrée sur l’observation des interactions entre la police et les citoyens aux commissariats, conseils locaux de sécurité et aux voies publiques surveillées. En outre, des relations de citoyens qui se perçoivent comme des victimes de la violence policière étaient collectés des informations provenant de surveys réalisées avec des policiers militaires et civils étaient aussi employées. La ethnométhodologie postule que quand les perspectives de réciprocité sont frustrées, l’interaction collapse vu que les participants n’arrivent plus à trouver le sens du contact avec autrui. En tenant en compte de l’interaction entre la police et les citoyens, les ruptures de confiance ont été groupées en tant que : (a) matières de compromis, relatives au détour d’attention de la part de la police ou des usagers au détriment de l’attention réciproque présupposée dans les rapports de confiance ; (b) matières de compétence dans lesquelles les interactions comportaient des cérémonies de dégradations des individus présent ou absents aux rendez-vous. L’attention détournée des entretiens entre la police et les citoyens se retrouvait centrée sur les procédures des organisations recherchées ou sur des aspects de suspicion attachés au milieu d’actuation du policier. Par contre, plusieurs policiers réussirent à administrer les conditions d’attention des entretiens, en soutenant la confiance. Cependant, les cérémonies de dégradation se tournaient spécialement vers les individus destitués du statut de victimes criminelles, vers des mineurs de dix-huit ans et, dans certains cas, vers le policier qui entreprenait une autodégradation en se présentant en tant qu’impuissant. Ce travail s’est aussi proposé de vérifier les effets des institutions sur la confiance, en considérant les institutions en tant que routines historiquement consolidées qui se configurent comme des éléments extérieurs aux entretiens. Dans la mesure où les institutions produisent l’asymétrie, l’aliénation de l’interaction et l’homogénéisation de l’introduction des participants, la confiance entre la police et les citoyens est défavorisée par des institutions tels que : (a) procédures bureaucratiques des organisations ; (b) traditions professionnels de la police ; (c) le droit à la sécurité ; e (d) prérogative de l’autorité policière. Par contre, il était constaté que certaines institutions affirment le pouvoir d’acteurs dont le statut était antérieurement dégradé, promouvant la confiance dans la compétence. L’analyse des rapports des citoyens qui se voient comme des victimes de la violence policière confirme les contenus des espoirs de réciprocité des citoyens vers les policiers, contenus mit en évidence par la rupture de la confiance dans la relation entre la police et les citoyens. Il était encore vérifié que une grande partie de ces attentes n’étaient plus utiles à la vie sociale des citoyens. Finalement, les surveys ont permis la vérification de l’hypothèse selon laquelle les policiers qui manifestent plus intensément leurs attentes de réciprocité présentent une plus grande probabilité de rétablir la confiance dans leurs interactions avec les citoyens.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2013.
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