http://repositorio.unb.br/handle/10482/13799
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Title: | “Professor, quero ser oprimida!” : situação-limite e atos-limites no habitus professoral |
Other Titles: | Professor, I want to be oppressed!” : limit-situations and limit-acts in e professorial habitus |
Authors: | Sousa, Carlos Alberto Lopes de |
Assunto:: | Freire, Paulo, 1921-1997 Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação Professores e alunos |
Issue Date: | Sep-2012 |
Publisher: | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília |
Citation: | SOUSA, Carlos Alberto Lopes de. “Professor, quero ser oprimida!”: situação-limite e atos-limites no habitus professoral. Linhas Críticas, Brasília, v. 18, n. 37, set./dez. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8014/6722>. Acesso em: 01 ago. 2013. |
Abstract: | Esse artigo tem por objetivo apresentar e discutir episódio ocorrido no ensino
superior em que estudante, tendo estudado a Pedagogia do Oprimido (Freire,
1987), demanda explicitamente a condição de ser oprimida pelo professor. O
episódio registrado em diário de campo é analisado sob a ótica dos conceitos de
situação-limite, inédito-viável, ambos de Paulo Freire (1992), e o de habitus, este
último conceito de Bourdieu (1983). O conceito de habitus é posicionado no texto
em perspectiva heurística, sendo denominado habitus professoral, nos termos
de Silva (2003). O texto conclui que o pensamento freireano deve ser assumido
como utopia sustentada no habitus professoral, expressando a negação do fugaz
ou insatisfação momentânea e associado a movimento coletivo pela superação
do estado das coisas e condições de existência desumanizadoras. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The goal of this article is to present and discuss an event occurred in a higher education environment, when a student, having studied Pedagogy of the Oppressed (Paulo Freire), explicitly demands to be oppressed by the professor. The episode, recorded in field notes, is analyzed from the perspective of the concepts of limit-situations and untested feasibility, both by Paulo Freire (1992), and Bourdieu’s (1983) concept of habitus. The concept of habitus is employed in the text in a heuristic perspective, being expanded and qualified as professorial habitus, as defined in Silva (2003). The text concludes that Freire’s thought should be adopted as a utopia sustained by the professorial habitus, expressing the negation of the fugacious or of fleeting dissatisfaction and associated with a collective movement for overcoming the state of things and dehumanized conditions of existence. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) |
Licença:: | Revista Linhas Críticas - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0. (CC BY 3.0). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/issue/view/783. Acesso: 01 ago. 2013. |
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