http://repositorio.unb.br/handle/10482/13727
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_FelipeFerreiradePaulaPessoa.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Cuidado, violão! : as transformações no acompanhamento dos violões nos conjuntos de choro |
Autor : | Pessoa, Felipe Ferreira de Paula |
Orientador(es):: | Freire, Ricardo José Dourado |
Assunto:: | Musicologia Choro - música Violão - instrução e estudo |
Fecha de publicación : | 26-jul-2013 |
Data de defesa:: | 2012 |
Citación : | PESSOA, Felipe Ferreira de Paula. Cuidado, violão!: as transformações no acompanhamento dos violões nos conjuntos de choro. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumen : | Os duos de violões estão estre as principais características do Choro, tanto por sua sonoridade, como pelo seu modo de atuar em conjunto nas baixarias, inversões e ritmos nos regionais de Choro. Na busca pela compreensão das transformações que consolidaram esse modelo de acompanhamento no Choro, foram encontrados três momentos de transformações em relação ao acompanhamento de violão: os grupos de Choro, de 1907 a 1915, os regionais, na Era do Rádio, e o Conjunto Época de Ouro, na década de 60 do século XX. Esses três momentos estão associados ao surgimento de importantes elementos que constroem um paradigma no acompanhamento para duos de violões e consolidam questões estilísticas do próprio gênero. Esse processo relaciona-se dialeticamente com o desenvolvimento da indústria fonográfica no Brasil e com as transformações tecnológicas que atuaram na fonofixação. O presente trabalho fez uso da metodologia do Triângulo (FERREIRA, 2012), que busca entender o objeto musical sob os vértices da produção musical, do contexto social e dos meios de comunicação. A pesquisa tem como principal foco documental os fonogramas de choro das épocas citadas, o que trouxe a necessidade de novas ferramentas para o estudo musicológico fundamentado nos fonogramas, como os conceitos de forma, movência e nomadismo (ZUMTHOR, 2007). _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The guitar duos estre are the main characteristics of Choro, both in its sound and in its mode of acting together in baixarias, inversions and rhythms in Regional Choro. In order to understand the transformations accompanying consolidated this model into genre Choro, were found three times when tracking guitar undergoes transformations. Groups of Choro, from 1907 to 1915, the regional in the Age of Radio, and the Época de Ouro in 1960s. These three moments bring important elements to build a paradigm for the monitoring and guitar duos in turn, consolidate stylistic questions of itself Choro. However this process dialectically relates to the development of the music industry in Brazil and the technological transformations that acted in phonogram. For this, use has been made of the methodology of the Triangle (FERREIRA, 2012) that seeks to understand the musical object in the vertices of music production, social context and the media. The research is mainly focused documentar choro phonograms their respective seasons, which brought the need for new tools to musicologic founded in phonograms, as the concepts of form, mouvance and nomadism (ZUMTHOR, 2007). |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação em Música em Contexto, 2012. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.