http://repositorio.unb.br/handle/10482/13706
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2013_SandraPereiraCoutoCabral.pdf | 5,56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A contribuição de uma abordagem transversal da água na formação do técnico em Enfermagem em uma escola pública do Distrito Federal |
Authors: | Cabral, Sandra Pereira Couto |
Orientador(es):: | Catalão, Vera Margarida Lessa |
Assunto:: | Água - uso - métodos de ensino Enfermagem - estudo e ensino Ensino técnico |
Issue Date: | 25-Jul-2013 |
Data de defesa:: | 19-Apr-2013 |
Citation: | CABRAL, Sandra Pereira Couto. A contribuição de uma abordagem transversal da água na formação do técnico em Enfermagem em uma escola pública do Distrito Federal. 2013. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Abstract: | Este trabalho investiga a contribuição da água como tema transversal na formação humana e profissional do estudante do curso técnico em enfermagem de uma instituição pública de saúde do Distrito Federal. Realiza a análise documental da matriz curricular vigente no referido curso tendo como base legal as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico e os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico. Utiliza a metodologia de formação humana do projeto Água como Matriz Ecopedagógica (AME) na elaboração e desenvolvimento de um plano de curso para a disciplina Microbiologia/Parasitologia do curso técnico em enfermagem, inserindo a água como fio condutor das atividades. Tem como procedimento um estudo de caso a partir dos referenciais da etnopesquisa. A observação participante teve como foco as atividades realizadas nos encontros formativos desenvolvidos na disciplina Microbiologia/Parasitologia com o registro no diário de campo da pesquisadora. A análise documental, o diário de campo da pesquisadora, além de portfólios individuais construídos pelos alunos ao longo dos encontros formativos constituíram o material para a interpretação e discussão dos resultados. A análise dos dados nos mostrou que a metodologia do AME possibilitou ao estudante do curso técnico em enfermagem o acesso à dimensão subjetiva do humano no sentido de aflorar a sensibilidade, o sentimento de pertença e a importância das relações na formação para o cuidar e também contribuiu para fazer emergir novos sentidos diante do elemento água como matriz e sustentação da vida. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work investigates the contribution of water as a crosscutting theme in human development and professional student of technical course in Nursing from a public health institution of the Brazilian Federal District. Performs documentary analysis of the current curriculum that course based on the statutory National Curriculum Guidelines for Professional Education Technical Level and Benchmarks National Curriculum Vocational Education Technical Level. Uses the methodology of human development of the Water project as ecological pedagocical matrix (EPM) in the design and development of a plan for ongoing discipline Microbiology / Parasitology of technical course in Nursing, entering the water as thread activity. The procedure is a case study based on the use of etnoresearsh. The observation focused on the activities developed in the formative meetings in the discipline Microbiology/Parasitology with journaling researcher's field. The document analysis, the researcher's field journal, and individual portfolios built by students during the formative meetings constituted the material for interpretation and discussion of results. Data analysis showed us that the methodology of EPM enabled the nursing student's access to the subjective dimension of human in order to touch sensitivity, a sense of belonging and importance of relationships in training to take care of and also contributed to make new meanings emerge before the water element as matrix and sustaining life. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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