http://repositorio.unb.br/handle/10482/13224
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_RomeaAlmeidaRibeiro.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Estratégias educativas durante o tempo de viagem no transporte escolar rural |
Auteur(s): | Ribeiro, Roméa Almeida |
Orientador(es):: | Shimoishi, José Matsuo |
Assunto:: | Transporte escolar Zonas agrícolas Educação de crianças Comunidades agrícolas Tecnologia da informação - educação Educação rural |
Date de publication: | 3-jui-2013 |
Data de defesa:: | avr-2013 |
Référence bibliographique: | RIBEIRO, Roméa Almeida. Estratégias educativas durante o tempo de viagem no transporte escolar rural. 2013. xvi, 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Résumé: | O Transporte Escolar Rural – TER constitui um meio indispensável para garantir o acesso e permanência do aluno na escola pública, no entanto, muitas crianças passam muito tempo no transporte escolar. Por outro lado, o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC têm um papel crucial no processo de aprendizagem, com isso, o uso de mídias educacionais ganhou espaço nas práticas pedagógicas escolares. Este estudo teve o objetivo de verificar se o uso mídias educacionais durante o tempo de viagem dentro do ônibus escolar favorece a aprendizagem dos alunos inseridos no mesotempo do Transporte Escolar Rural – TER. Para isso, esta pesquisa iniciou por um aprofundamento em pressupostos teóricos, que subsidiaram a identificação de procedimentos pedagógicos necessários para a elaboração de uma proposta metodológica para inserção de mídias educacionais durante o tempo de viagem dentro do ônibus escolar, assim como a avaliação do seu impacto no processo de aprendizagem dos alunos. A proposta metodológica iniciou com um estudo de caso e sensibilização de gestores dos sistemas de ensino do TER, o que permitiu a identificação e priorização de problema assim como identificação do perfil do usuário e caracterização da rota, essas informações nortearam a elaboração de uma intervenção pedagógica envolvendo o uso de mídias educacionais. O experimento piloto foi realizado no município de Aragoiânia – GO em um veículo equipado com recursos de projeção de mídia e contou com uma amostra não-paramétrica, constituída de 45 alunos de educação básica de escolas públicas usuários do TER. Os participantes foram submetidos a um teste antes e depois da intervenção pedagógica que consistiu em um tratamento com exibição de mídias educacionais durante o tempo de viagem no TER por cinco dias letivos. A análise dos resultados foi realizada por meio de análise de conteúdo de textos produzidos pelos alunos, seguida de técnica estatística descritiva e inferencial. Os resultados demonstraram que a metodologia proposta para o uso de mídias educacionais durante o tempo de viagem mostrou-se capaz de contribuir com a melhoria da aprendizagem dos alunos durante o tempo de viagem, pois favorece a aquisição de competências e habilidades. Esses resultados reforçam a possibilidade de aproveitar o tempo de viagem por meio de intervenção pedagógica baseada nos pressupostos do processo de mediação tecnológica com uso de mídias educacionais. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The Rural School Transportation - RST is an indispensable means to ensure access and retention of students in public school, however, many children spend too much time in school transportation. Moreover, the advancement of Information and Communication Technologies - ICT play a crucial role in the learning process, thus, the use of educational media space gained in school pedagogical practices. This study aimed to determine whether use of educational media during the travel time on the bus school promotes student learning embedded in mesotempo Rural School Transport - RST. For this purpose, this research began with a deepening in theoretical presuppositions, which supported the identification of pedagogical procedures needed for the development of a methodological proposal for inclusion of educational media during the travel time inside the school bus, as well as assesses their impact in the learning process of students. The methodology began with a case study and awareness of managers of educational systems of RST, which allowed the identification and prioritization of problem identification as well as user profile and characterization of the route, this information guided the development of an pedagogical intervention involving the use of educational media. The pilot experiment was conducted in the city of Aragoiânia - GO in a vehicle equipped with resources and projection media had a sample non-parametric, consisting of 45 students of basic education in public schools RST users. The participants underwent a test before and after the pedagogical intervention that consisted of treatment with displaying educational media during the travel time in the RST for five school days. The analysis was performed through the content analysis of texts produced by the students, followed by technical descriptive and inferential statistics. The results demonstrated that the proposed methodology for the use of educational media during the travel time proved to be able to contribute to the improvement of student learning during travel time, it favors the acquisition of skills and abilities. These results support the possibility of using the travel time through educational intervention based on the assumptions of the mediation process technology with the use of educational media. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.