http://repositorio.unb.br/handle/10482/13004
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_DocentesBiblioteconomiaDocumentacao.pdf | 498,55 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Os docentes de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação no Brasil : alguns resultados de estudo exploratório sobre as representações da profissão bibliotecária |
Autre(s) titre(s): | Library, Documentation and Information Science Teachers’ in Brazil : some results of a exploratory reserch of professional representations |
Auteur(s): | Walter, Maria Tereza Machado Teles Baptista, Sofia Galvão |
Assunto:: | Bibliotecários Formação profissional Biblioteconomia - estudo e ensino Escolas de biblioteconomia Professores universitários Universidades e faculdades - corpo docente |
Date de publication: | 2009 |
Editeur: | Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - CED/UFSC |
Référence bibliographique: | WALTER, Maria Tereza Machado Teles; BAPTISTA, Sofia Galvão. Os docentes de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação no Brasil: alguns resultados de estudo exploratório sobre as representações da profissão bibliotecária. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 14, n. 28, p. 1-37, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2009v14n28p01>. Acesso em: 24 abr. 2013. |
Résumé: | As representações da profissão bibliotecária são analisadas sob a perspectiva dos docentes, em estudo exploratório. Os dados parciais apresentados refletem a opinião dos entrevistados acerca de sua percepção dos alunos, do curso, da profissão e dos organismos representativos dos bibliotecários. De modo geral, os professores manifestaram que os alunos não entram nos cursos por vocação, são originários de classes socioeconômicas menos favorecidas, possuem formação básica frágil e não estão interessados na carreira, mas somente no diploma. Apontaram problemas decorrentes da forma como são conduzidos os cursos, do modo como alguns professores atuam e de como trabalham para que os alunos adquiram conhecimentos e mudem suas atitudes. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT Representations of the librarian profession are analyzed under the Librarianship and Information Science teachers. Data reflects how the intervewed teachers feel on various subjects such as: the students, the course, the profession and the representative librarians agencies. Most of them consider that the students do not enter the course by vocation, they are from lower socio-economic classes, they have a weak basic education and are not interested in the career, but only in getting a diploma. These teachers pointed out some problems on the way subjects are taught at Faculty, on the way teachers act and work towards the students improving their knowledge and changing their attitudes. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Licença:: | Encontros-Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/index. Acesso em: 24 abr. 2013 |
DOI: | https://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2009v14n28p01 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.