Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13004
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DocentesBiblioteconomiaDocumentacao.pdf498,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os docentes de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação no Brasil : alguns resultados de estudo exploratório sobre as representações da profissão bibliotecária
Outros títulos: Library, Documentation and Information Science Teachers’ in Brazil : some results of a exploratory reserch of professional representations
Autor(es): Walter, Maria Tereza Machado Teles
Baptista, Sofia Galvão
Assunto: Bibliotecários
Formação profissional
Biblioteconomia - estudo e ensino
Escolas de biblioteconomia
Professores universitários
Universidades e faculdades - corpo docente
Data de publicação: 2009
Editora: Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - CED/UFSC
Referência: WALTER, Maria Tereza Machado Teles; BAPTISTA, Sofia Galvão. Os docentes de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação no Brasil: alguns resultados de estudo exploratório sobre as representações da profissão bibliotecária. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 14, n. 28, p. 1-37, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2009v14n28p01>. Acesso em: 24 abr. 2013.
Resumo: As representações da profissão bibliotecária são analisadas sob a perspectiva dos docentes, em estudo exploratório. Os dados parciais apresentados refletem a opinião dos entrevistados acerca de sua percepção dos alunos, do curso, da profissão e dos organismos representativos dos bibliotecários. De modo geral, os professores manifestaram que os alunos não entram nos cursos por vocação, são originários de classes socioeconômicas menos favorecidas, possuem formação básica frágil e não estão interessados na carreira, mas somente no diploma. Apontaram problemas decorrentes da forma como são conduzidos os cursos, do modo como alguns professores atuam e de como trabalham para que os alunos adquiram conhecimentos e mudem suas atitudes. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Representations of the librarian profession are analyzed under the Librarianship and Information Science teachers. Data reflects how the intervewed teachers feel on various subjects such as: the students, the course, the profession and the representative librarians agencies. Most of them consider that the students do not enter the course by vocation, they are from lower socio-economic classes, they have a weak basic education and are not interested in the career, but only in getting a diploma. These teachers pointed out some problems on the way subjects are taught at Faculty, on the way teachers act and work towards the students improving their knowledge and changing their attitudes.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: Encontros-Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/index. Acesso em: 24 abr. 2013
DOI: https://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2009v14n28p01
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.