http://repositorio.unb.br/handle/10482/1282
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ConstrucaoValidacaoEscala.pdf | 244,42 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Construção e validação de uma escala de suporte à aprendizagem no trabalho em uma instituição bancária brasileira |
Autre(s) titre(s): | Construction and validation of a support to learning measurement scale in a brazilian banking institution |
Auteur(s): | Coelho Junior, Francisco Antonio Abbad, Gardênia da Silva Todeschini, Kátia Caroline de Lira |
Assunto:: | Suporte à aprendizagem Aprendizagem organizacional Avaliação de desempenho Psicologia organizacional |
Date de publication: | 2005 |
Référence bibliographique: | COELHO JÚNIOR, Francisco Antonio; ABBAD, Gardênia da Silva; TODESCHINI, Kátia Caroline de Lira. Construção e validação de uma escala de suporte à aprendizagem no trabalho em uma instituição bancária brasileira. Revista Psicologia: Organização e Trabalho, Santa Catarina, v. 5, n. 2, p. 167-196, jul./dez. 2005. |
Résumé: | A literatura na área de TD&E (treinamento, desenvolvimento e
educação), bem como de aprendizagem informal nas organizações,
destaca a importância de variáveis de suporte psicossocial
na explicação da transferência e impacto de treinamento no trabalho.
Verificam-se, entretanto, poucos estudos e medidas sobre
variáveis de suporte à aprendizagem informal em organizações.
Este estudo objetivou construir e validar um instrumento de
avaliação de suporte à aprendizagem, definida como percepções
dos empregados acerca dos fatores de apoio ou de restrição à
aprendizagem natural, espontânea e informal e induzida por
treinamentos no trabalho, em todas as suas fases: aquisição, retenção
e transferência. Aescala foi aplicada em uma amostra de 1731
participantes de um curso a distância sobre Prevenção à Lavagem
de Dinheiro, oferecido on-Iine por uma instituição bancária de
âmbito nacional. Os dados foram submetidos a procedimentos
de análise fatorial. Os resultados indicaram um fator único de
suporte à aprendizagem, constituído por 33 itens, com cargas
fatoriais oscilando entre -0,30 a 0,89 e alpha de 0,96. A escala de
suporte mostrou-se confiável e válida, permitindo, portanto, a investigação de questões relacionadas às aprendizagens natural
e induzida no trabalho.
___________________________________________________________________________________ ABSTRACT Literature in the area of TD&E (training, development and education), such as informal learning in organizations, which highlights the importance of psycho-social support variables in explaining the phenomenon of transference and impact of training at work. However, there are few studies and measures about support variables to informallearning at work. This subject intends to construct and validate an evaluation instrument that supports learning, defined as perceptions of the employees concerning support or restriction factors for naturallearning (spontaneous and inforrnalj and induced learning (by training) at work, in all its phases: acquisition, retention and transference. The scale was applied on a sample of 1,731 participants of a distance training about Prevention of Money Laundering, which was offered online for the employees of a Brazilian banking-institution. The factorial analysis were conducted and the results have shown only one factor called support to learning, with 33 items, with factors oscillating between -0.30 and 0.89 and alpha ofO.96. The support scale is considered trustworthy and valid, allowing the study of issues related to natural and induced learning at work. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.