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Título : Os ensinos da educação para a saúde na prevenção de HIV-Aids : subsídios teóricos para a construção de uma práxis integral
Otros títulos : Lessons from health education for HIV/Aids prevention : theoretical elements for the construction of a new integrated praxis
Autor : Hamann, Edgar Merchán
Assunto:: AIDS (Doença) - prevenção
Promoção da saúde
AIDS (Doença)
Aconselhamento sexual
Comportamento sexual
Sexo seguro para prevenção da AIDS
Fecha de publicación : 1999
Editorial : Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
Citación : MERCHÁN-HAMANN, Edgar. Os ensinos da educação para a saúde na prevenção de HIV-Aids: subsídios teóricos para a construção de uma práxis integral. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 2, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1999000600009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 28 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000600009.
Resumen : Foi constatado um contraste entre as práticas de educação em saúde e a reflexão teórica sobre as mesmas (modelos). Enquanto as primeiras têm tido um desenvolvimento considerável em estratégias, metodologias e modalidades, a segunda permanece reducionista, fragmentadora e atrelada à psicologia comportamentalista. Apontam-se como maiores problemas de tais modelos o individualismo, a alteridade nas relações educador-educando, a passividade do educando, a falta de contextualidade macrossocial e cultural, bem como a ênfase em comportamentos. Propõe-se uma práxis baseada em dez níveis de integração de dimensões múltiplas do ser humano: 1) a complexidade dos objetos requer interdisciplinaridade; 2) concepção holística; 3) integração das duas dimensões de percepção (vivência) e expressão (ação) em uma linguagem integral; 4) inserção da prática em contextos reais; 5) constatação do continuum indivíduo-coletivo; 6) educação simétrica, dialogal e ativa; 7) integração de processos intelectuais-cognitivos e afetivo-volitivos; 8) visão de riscos como vulnerabilidades de coletivos capazes de iniciativa e organização; 9) visão lúdica que inclui o real imaginado nos jogos de papéis; 10) contemplação do outro e da diversidade. Enfatiza-se o aspecto político da educação como promotora de cidadania e de mudança social. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
There is an evident contrast between health education practices and theoretical reflection concerning them as models. Health education practices have undergone considerable development in terms of strategies, methods, and modalities, while theoretical models have remained deficient, reductionist, fragmentary, and focused on behavior rather than social practices. Major problems include individualism, asymmetrical "teacher-student" relationships, students as passive objects of practices, lack of social and cultural contextualism, and excessive focus on factual behavior. We propose a praxis based on ten levels of integration regarding different human dimensions: 1) complexity requires interdisciplinarity; 2) holism; 3) combined perceptual and expressive dimensions in an integrated language; 4) framing of practices in real contexts; 5) realization of the continuity between the individual and collective realms; 6) symmetrical, dialogic, and active educational practice; 7) integration of both intellectual-cognitive and affective-volitional processes; 8) risks as vulnerabilities of social groups that are capable of organization; 9) use of imagination in role-playing games; and 10) recognition of others and diversity. Political aspects of education are emphasized as promoting citizenship and social change.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)
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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000600009
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