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Título : A implantação do planejamento estratégico em universidades : o caso da Universidade de Brasília
Autor : Falqueto, Júnia Maria Zandonade
Orientador(es):: Hoffmann, Valmir Emil
Assunto:: Universidade de Brasília
Universidades e faculdades - administração
Planejamento estratégico
Fecha de publicación : 21-feb-2013
Citación : FALQUETO, Júnia Maria Zandonade. A implantação do planejamento estratégico em universidades: o caso da Universidade de Brasília. 2012. xvii, 192 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumen : Planejar não significa apenas desenvolver planos, definir estratégias, políticas, objetivos e metas, mas colocar o plano em ação. A importância de qualquer plano estratégico, independentemente da qualidade do seu conteúdo, está na praticidade e viabilidade de sua implantação. A literatura concebe o planejamento estratégico como um processo sistêmico, participativo e contínuo. Contudo, a utilização dessa ferramenta não é tarefa simples em ambientes dinâmicos e complexos como o das instituições acadêmicas. Em universidades, um elevado profissionalismo domina a tarefa, o poder é disperso, os objetivos são ambíguos, as decisões são descentralizada, entre outras características que as diferenciam de outras formas de organização. Em face dessas considerações, este trabalho objetiva avaliar a implantação do planejamento estratégico na Universidade de Brasília (UnB). Para isso, o sistema de planejamento elaborado para a instituição, os stakeholders envolvidos na sua implantação, as barreiras e os facilitadores do processo e a eficácia do instrumento foram investigados. A estratégica de pesquisa utilizada foi o estudo de caso e a abordagem foi predominantemente qualitativa. Foram realizadas entrevistas com gestores da UnB que atuam diretamente nas atividades de planejamento, além da aplicação de formulário para a análise dos stakeholders. Para definir o número de participantes da pesquisa, utilizou-se a saturação teórica. Com os resultados obtidos, conclui-se que o planejamento estratégico é viável e é benéfico à Universidade, entretanto não se pode afirmar que ele esteja implantado de forma eficaz em todos os setores da instituição. Já é possível verificar as vantagens do planejamento em algumas unidades, mas ainda há muito a se fazer para que os bons resultados da implantação do planejamento estratégico repercutam em toda a UnB. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Plans means not only to develop plans, strategies, policies, goals and objectives, but put the plan into action. The importance of any strategic plan, regardless of the quality of their content is in its practicality and feasibility of implementation. The literature sees strategic planning as a systemic process, participatory and continuous. However, the use of this tool is no simple task in dynamic and complex environments such as academic institutions. In universities, a high professionalism mastered the task, power is dispersed, the goals are ambiguous, decisions are decentralized, among other characteristics that differentiate them from other organizations. Given these considerations, this academic study aims to evaluate the implementation of strategic planning at the University of Brasilia. For this, we investigated the planning system developed at the institution, the stakeholders involved in its implementation, barriers and facilitators of the process, and the effectiveness of the instrument. The strategic research was used and the case study approach was largely qualitative. Interviews were conducted with managers of Universidade de Brasília (UnB) who work directly in planning, in addition to the application form for the stakeholder analysis. To set the number of participants, we used the saturation method. With the results, we conclude that strategic planning is feasible and beneficial to the University, however it cannot be said that it is implemented effectively in all sectors of the institution. We can already see the benefits of planning in some units, but there is still much to do in order to the good results of the implementation of strategic planning could reverberate throughout UnB.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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