http://repositorio.unb.br/handle/10482/11976
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_GeorgiaMoniqueRodriguesCasteloBranco.pdf | 3,88 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora : oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos |
Auteur(s): | Castelo Branco, Georgia Monique Rodrigues |
Orientador(es):: | Baptista, Joice de Aguiar |
Assunto:: | Química - estudo e ensino Educação ambiental Ciência - experiências - ensino médio |
Date de publication: | 29-jan-2013 |
Data de defesa:: | 27-jui-2012 |
Référence bibliographique: | CASTELO BRANCO, Georgia Monique Rodrigues. Atividades experimentais de química em perspectiva problematizadora: oportunidade de promoção do diálogo entre professor e alunos. 2012. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Résumé: | Esta dissertação resulta de um trabalho que procurou investigar se, ao conduzir
atividades de forma problematizadora para o 1º Ano do Ensino Médio, viabilizando o
diálogo aluno-aluno e professor-aluno, oportuniza-se uma relação de curiosidade e de comprometimento dos discentes com a aprendizagem. A pesquisa foi
fundamentada na Teoria Mediadora de Vigotski e foram elaboradas atividades
experimentais problematizadoras como vídeos, debates, aulas expositivas e
atividades demonstrativo-investigativas, desenvolvidas a partir de uma perspectiva ambiental com a temática do lixo. Essa temática possibilitou explorar vários conteúdos da Química, como a diferença entre fenômenos químicos e físicos, a exemplificação de material e substância, visualização de processos de separação de materiais, discussão de reações químicas, como a de combustão. Além disso, discutiram-se questões de interesse social, como sustentabilidade e reaproveitamento, cujo desfecho foi a produção de papel reciclado e uma campanha de sensibilização para o não desperdício. A adoção de tais atividades, nas aulas de laboratório, teve como objetivo instigar e dar suporte ao aluno para estimulá-lo a refletir e a participar das atividades e discussões em sala. Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa e apontam que a condução das atividades de forma problematizadora foi favorável, pois se evidenciou maior participação discente nas aulas, bem como demonstrou sua capacidade de reflexão, argumentação e
ressignificação, características da relação dialógica. O material didático elaborado e
utilizado nesse trabalho compõe a proposição didática e encontra-se no apêndice dessa dissertação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work results from a study that investigated whether, when conducting problem – based activities with students in the first year of High School, and allowing the dialogue between student-student and student-teacher, there is room for the students´ relationship of curiosity and commitment with learning. This research was based on Vygotsky's Theory of Mediation and problem-based experimental activities were prepared such as videos, debates, lectures and investigative, demonstrative activities, developed from an environmental perspective using trash as the main theme. This topic allowed the investigation of various Chemistry contents, such as the difference between a chemical and physical phenomenon, the exemplification of material and substance, the visualization process of material separation, and the discussion of chemical reactions, such as combustion. In addition, social concern issues such as sustainability and the reuse of materials were discussed and the outcome was the production of recycled paper and a public awareness campaign to prevent waste. The adoption of such activities in lab classes aimed at instigating and giving students support as to encourage them to reflect and participate in activities and classroom discussions. The data was analyzed qualitatively and it shows that the conduct of problem-based activities was favorable, showing greater student participation in the classroom, and demonstrating their capacity for reflection, discussion and redefinition, characteristics of a dialogic relationship. The educational material developed and used in this work comprises the didactic proposition and it is included in the Appendix of this dissertation. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2012. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.