http://repositorio.unb.br/handle/10482/11573
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2012_ValeskaBarretoGama.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | "Louvado seja!" : representações do sagrado nas canções de Luiz Gonzaga |
Autor : | Gama, Valeska Barreto |
Orientador(es):: | Brito, Eleonora Zicari Costa de |
Assunto:: | Gonzaga, Luiz, 1912-1989 Brasil, Nordeste Religiosidade Identidade Memória |
Fecha de publicación : | 6-nov-2012 |
Data de defesa:: | 27-jul-2012 |
Citación : | GAMA, Valeska Barreto. "Louvado seja!": representações do sagrado nas canções de Luiz Gonzaga. 2012. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumen : | O artista Luiz Gonzaga, coroado “Rei do Baião”, teve uma importância fundamental na música brasileira, e ajudou a revelar, bem como a construir, através do seu canto, identidades do nordeste e de sua gente. Suas canções remetem a representações de sujeitos, lugares, paisagens, cotidianos capazes de informar sobre dinâmicas socioculturais. Diante disso, nos debruçamos sobre seu repertório com o olhar voltado para as representações do sagrado que perpassam as dinâmicas cotidianas dos sujeitos presentes em suas canções. Para tanto, procuramos perceber que religiosidade é essa cantada e contada por Gonzaga, e como esses discursos acabam por “criar”/reiterar identidades ligadas à região Nordeste do Brasil, na época em que o artista desponta na mídia, nos anos de 1940. Em meio a santos, penitências e festas desvela-se um cotidiano que revela o que seria e como se dava essa religiosidade popular. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The artist Luiz Gonzaga, crowned "King of Baião," had an fundamental importance in Brazilian music, helped to reveal and to build, through his song, the identities of Brasil’s northeast region and its people. His songs refer to representations of subjects, places, landscapes, daily routines that are able to report on socio-cultural dynamics. Therefore, we studied his repertoire with our gaze fixed on the representations of the sacred that pervade the daily dynamics of the subjects present in his songs. To this end, we realize what is that religion that is sung and told by Gonzaga, and how these speech eventually "create" / reaffirm identities related to the Northeast of Brazil at the time in which the artist stands out in the media, in the 1940s. In the midst of the saints, penances and parties are unveiling a routine that shows what would it be and how was this popular religiosity. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2012. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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