http://repositorio.unb.br/handle/10482/11537
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_BrunoAzevedoMoura.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Transformações nas universidades de pesquisa : um estudo na Universidade de São Paulo |
Auteur(s): | Moura, Bruno Azevedo |
Orientador(es):: | Martín, María Eloísa |
Assunto:: | Universidade de São Paulo Ensino superior - pesquisa Universidades e faculdades - pós-graduação Pesquisa educacional - São Paulo (Estado) |
Date de publication: | 31-oct-2012 |
Data de defesa:: | 18-aoû-2012 |
Référence bibliographique: | MOURA, Bruno Azevedo. Transformações nas universidades de pesquisa: um estudo na Universidade de São Paulo. 2012. 169 f.; il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Résumé: | O presente trabalho tem por objetivo explorar e compreender como as transformações nas universidades de pesquisa, decorrentes da circulação e transferência de modelos institucionais, estão reconfigurando a atividade acadêmica de docentes envolvidos na pós-graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Dividido em três seções complementares, o trabalho contextualiza as universidades de pesquisa tendo como ponto de partida o modelo humboltiano clássico e como ponto de chegada as denominadas universidades de classe mundial. Em seguida, realiza levantamentos de indicadores para analisar o desempenho da Universidade de São Paulo (USP) em comparação com outras universidades brasileiras de pesquisa na concentração de recursos financeiros, científicos e de base organizacional, considerando os números da pós-graduação, quantidade de artigos publicados e recursos de pesquisa e desenvolvimento angariados. Destaca que o princípio do efeito Mateus pode justificar a tendência da USP conseguir galgar mais recursos que outras universidades de pesquisa brasileira. Além disso, argumenta que embora não reconhecida formalmente como uma universidade de classe mundial, os resultados comparativos atingidos pela USP confirmam uma dinâmica de tratamento de ordem de classe mundial. Por último, apresenta as análises e preocupações dos resultados obtidos a partir de entrevistas com professores da pós-graduação na Escola Politécnica na USP, tendo como foco identificar suas perspectivas no que diz respeito à interface entre pesquisa e ensino na pós-graduação, competências filiadas às atividades de publicação e relação entre universidade e o setor empresarial. Conclui-se que a Politécnica passa por uma transição de modelo universitário, havendo vozes que discordam e concordam com a compatibilização dessa unidade de ensino e pesquisa em relação a padrões e tendências internacionais. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This research aims to develop a sociological inquiry regarding the transformation of higher education research universities, considering, the Escola Politécnica of the Universidade de São, considering changes and new trends in the academic profession. Divided into three parts, first off this research aims to offer a historical scope about research universities describing the classical Humboldt university model up till the development of world-class research universities. Next off, it carries out data selection techniques in multiple data banks to analyze the performance of the University of São Paulo (USP), in regards to the concentration of talents, excellence in research and abundance in resources, considering statistics about graduate programs’ numbers, published material, and resources accumulated for research and development. It argues that the principle of the Matthew Effect could justify the tendency of the Universidade de São Paulo to be able to accumulate a progressively larger amount of resources in comparison with other research universities in Brazil. By being able to distinguish itself in many quality indicators, it argues that the Universidade de São Paulo is privileged with a world-class treatment by public national institutions, even though there isn’t a Brazilian governmental program that targets directly world-class university development. Lastly, it highlights and analyses the data obtained in interviews with graduate faculty at the Escola Politécnica in USP, analyzing the academic perspectives in relation to research and teaching activities in the graduate program, publication, and challenges and trends between university and market-led sectors. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Sociologia (ICS SOL) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2012. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.