http://repositorio.unb.br/handle/10482/11328
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_RosianeCristinaMunizOliveira.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A qualidade na atuação do coordenador pedagógico da educação infantil : um estudo em Barreiras – BA |
Other Titles: | The quality of the pedagogical coordinator performance of early- childhood education : a case study in Barreiras - BA |
Authors: | Oliveira, Rosiane Cristina Muniz de |
Orientador(es):: | Sousa, Maria de Fátima Guerra de |
Assunto:: | Educação de crianças - qualidade Indicadores educacionais Coordenadores pedagógicos |
Issue Date: | 2-Oct-2012 |
Data de defesa:: | 30-Apr-2012 |
Citation: | OLIVEIRA, Rosiane Cristina Muniz de. A qualidade na atuação do coordenador pedagógico da educação infantil: um estudo em Barreiras – BA. 2012. xv, 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Abstract: | Nesse trabalho analisamos a qualidade da atuação do coordenador pedagógico da Educação Infantil. O contexto da pesquisa foi o município de Barreiras – Ba e participaram dela os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil da rede municipal de ensino. O trabalho abordou a qualidade negociada e construída pelos protagonistas das creches e pré-escolas, que tem significado próprio em cada contexto, integra a dinâmica das relações no âmbito da Educação Infantil e, sobretudo, contribua para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. O coordenador pedagógico é concebido como sujeito histórico-cultural, protagonista de sua história e construtor de sua identidade profissional na convivência com o outro. Os indicadores de qualidade da atuação do coordenador pedagógico da educação infantil foram construídos como base objetiva para se refletir, entender e avaliar a prática pedagógica e, se necessário, mudá-la, visando a promoção da qualidade da educação infantil. No desenvolvimento do trabalho foram abordados os seguintes aspectos: a qualidade na atuação do coordenador pedagógico da educação infantil, as suas especificidades e os indicadores de qualidade inerentes à sua atuação. Optamos pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, organizado em dois momentos interdependentes. No primeiro a sugestão de questionário semi-aberto com a participação de 23 coordenadores pedagógicos e no segundo a realização do grupo focal com 8 coordenadoras. A análise dos dados foi edificada a partir dos objetivos desse trabalho e considerou os indicadores de qualidade construídos pelos coordenadores: contextualização, planejamento, formação continuada e avaliação. As considerações encaminharam-se para o entendimento de que a atuação do coordenador pedagógico da educação infantil é constituída por especificidades que envolvam docentes, crianças, gestores e famílias. Nesse sentido, a qualidade de sua atuação depende de ações pedagógicas articuladoras dessas dimensões de modo a contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The quality of pedagogical coordinator performance of early-childhood education was analyzed through a survey with coordinators from public schools in Barreiras - Bahia. The concept of quality used was the one which considers quality as a set of dimensions or factors which complement each other, resulting in a collective construction. Thus, it is built by day-care center and preschool protagonists, which has its own meaning in each context, which includes the dynamic of relationships in the early childhood education and, above all, that contributes to learning and development of children. The following aspects were assessed: the quality of the pedagogical coordinator performance of early-childhood education, his characteristics and quality indicators. A qualitative approach case study was organized in two interdependent moments. At the first moment there was a suggestion of a semi- structured questionnaire with the participation of 23 pedagogical coordinators and at the second there was a focus group with 8 coordinators. Data analysis considered the quality indicators arranged by the coordinators: context, planning, continuing education and evaluation. The considerations demonstrated that the pedagogical coordinator performance of early-childhood education consists in specific characteristics involving teachers, children, managers and families. In this sense, the quality of his performance depends on pedagogical actions articulating these dimensions in order to contribute to learning and development of children. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação(mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.