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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/11302
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Titre: Violência e drogas na escola e imediações : ótica de educadores sociais da segurança pública
Autre(s) titre(s): Violence and drugs at school and neighborhood : view of public security social educators
Violence et drogues à l'école et dans ses environs : optique des éducateurs sociaix de la sécurité publique
Auteur(s): Silva, Sandra Francisca Lima da
Orientador(es):: Sudbrack, Maria Fátima Olivier
Assunto:: Drogas - abuso - psicologia
Psicologia escolar
Sociologia educacional
Violência escolar
Date de publication: 28-sep-2012
Référence bibliographique: SILVA, Sandra Francisca Lima da. Violência e drogas na escola e imediações: ótica de educadores sociais da segurança pública. 2011. xvi, 173f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Résumé: A pesquisa investiga sobre situações-problema, ocorridas na escola e imediações, relacionadas às drogas e violência, na ótica dos agentes de segurança pública, envolvidos com programas de prevenção do uso de drogas. A categoria de agentes de segurança pública é focada enquanto segmento parceiro importante na construção da rede de prevenção das escolas. O estudo tem como fonte de dados os relatos de 136 (cento e trinta e seis) agentes de segurança pública/educadores sociais da segurança pública de todos os estados brasileiros, coletados através de instrumento original, constituído de um questionário com questões abertas e fechadas, aplicado em ambiente virtual de aprendizagem do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores das Escolas Públicas - edição 2010 - do qual participaram como alunos, em projeto piloto, sendo os respondentes, em sua maioria, participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência (Proerd). A coleta de informações resultou na construção de um banco de dados sobre situações-problema, explorado apenas parcialmente e, em primeira mão, nesta pesquisa. Os resultados do estudo descrevem situações-problema vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa nas quais as drogas se colocam como cenário/justificativas de diferentes comportamentos de violência na escola e suas imediações, através das seguintes categorias: a) comportamentos de violência na escola associados ao efeito de drogas; b) ameaças e mortes violentas nas imediações da escola; c) assédio de alunos para o tráfico de drogas no contexto sócio-familiar. O estudo privilegia a descrição de relatos de fatos concretos que embasam as categorias apresentadas, seguido de reflexões sobre a natureza da ótica dos educadores sociais de segurança pública, enquanto atores que intervém imersos em uma considerável expectativa de solução de parte das escolas mas que nem sempre é possível atender. Ao mesmo tempo em que encaram como um grande desafio e compromisso, os agentes de segurança pública, reconhecem as situações vivenciadas em sua abrangência interdisciplinar, sendo críticos à falta de parcerias na rede de apoio às escolas e aos próprios policiais que se percebem como referência das escolas e acabam por centralizar todas as demandas. O estudo finaliza com uma leitura compreensiva da ótica trazida pelos policiais, destacando as suas demandas de uma capacitação aprofundada, comentada criticamente à luz da complexidade das situações-problema recebidas e da natureza interdisciplinar e intersetorial das políticas de prevenção do uso de drogas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research investigates problematic situations, occurred at school and neighborhood related to drugs and violence, from the point of view of the public security agents, involved with programs to prevent the use of drugs. The category of public security agents is focused as an important partner in building a prevention network in schools. The study has as its data source the reports of 136 (one hundred thirty-six) public security agents/social educators of public security of all Brazilian States, collected through original instrument, consisting of a questionnaire with opened and closed questions, applied during the virtual Course of Drug Use prevention for Public School's Educators 2010 Edition attended by students in the pilot project. The majority of the respondents were participants in the Educational Program for Drug and Violence Resistance (Proerd). The collection of information resulted in a data base of problematic situations, only partially explored in this research. The study results describe problematic situations experienced by the subjects of the research, in which drugs are placed as a backdrop/ justifications for different violent behaviors at school and neighborhood, through the following categories: a) behaviors of school violence associated with the effect of drugs; b) threats and violent deaths around the school; c) harassment of students for drug trafficking in the social familiar environment. The study focuses on the description of real facts that support the presented categories, followed by reflections about the type of view of the social educators of public security, as actors that influence emerged in a considerable hope of solution for part of schools, although this is not always possible to fulfill. While they see it as a big challenge and commitment, the public security agents recognize the situations experienced in an interdisciplinary scope, being critical about the lack of partnerships in the network that supports schools and about the police, who see themselves as a reference in the schools, centralizing all the requests. The study ends with a comprehensive reading of the view brought by the police, highlighting their requests of a profound capacity, commented critically in the light of the complexity of the problematic situations received, and the interdisciplinary and intersectoral nature of drug prevention policies. ______________________________________________________________________________ RESUMÉ
La présent recherche porte sur les situations à problèmes, qui surviennent à l'école et dans ses environs, en relation aux drogues et à violence, dans l'optique des agents de la sécurité publique qui se trouvent engagés dans les programmes de prévention de l'usage des drogues. La categorie d'agents de la securité publique est envisagée ici en tant que partenaire important du réseau de prévention des écoles. Cette étude a pour base de données les rapports de 136 (cent trente-six) agents de la sécurité publique de tous les Etats du Brésil, collectés grace à un instrument original, constitué d'un questionnaire comportant des questions ouvertes et fermées, appliquée en millieu virtuel d'appentissage du Cours de Prévention à l'Utilization des Drogues pour les Educateurs des Ecoles Publiques - édition de 2010 - auquel ils ont participé comme élèves dans un projet pilote, les réponses venant en majorité de participants du Programme d'éducation pour la résistance aux médicaments et à la violence (PROERD). La collecte des informations a abouti à l'etablissement d'une banque de données sur les situations ``a problemes, qui n'a été exploitée que partiellement et en première main dans la présente recherche. Les résultats de cette étude décrivent les situations à problèmes telles qu'elles sont vécues par les sujets de la recherche et dans lesquelles les drogues interviennent comme cadre et justification de divers comportements de violence à l'école et dans ses environs, à travers les catégories suivantes: a) comportements de violence à l'école, associés à l'effet de drogue; b)menaces et morts violentes aux environs de l'école; c)harcélement d'eleves par le trafic de drogue dans le contexte socio-familial. Létude privilégie la description de rapports de faits concrets qui sont fondés sur les catégories représentées ; viennent ensuite des réflexions sur la nature de l'optique des éducateurs sociaux de la sécurité publique, en tant qu'acteurs qui interviennent en réponse à une intense attente de solution de la part des écoles, mais qu'il n'est pas toujours possible de satisfaire. En même temps qu'ils affrontent un grand défi et assument un lourd engagement, les agents de la sécurité publique reconnaissent que les situations ainsi vécues relévent d'une compétence in terdisciplinaire, et ils émettent des critiques au sujet du manque de partenariat dans le réseau de soutien aux écoles, et au sujet des policiers eux-mêmes qui, se percevant comme la seule référence des écoles, finissent par centraliser toutes les demandes. L'étude évoque en conclusion une lecture compréhensive de l'optique adoptée par les policiers, soulignant leurs demandes d'une reconnaissance appronfondie, que l'on commente de façon critique à la lumiére de la complexité de ces situations à problémes telles qu'elles sont reçues, et en fonction de la nature interdisciplinaire et intersectorielle des politiques de prévention de l'usage des drogues.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica e Cultura, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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