Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/11102
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2012_KarinaFernandesGomesMarques.pdf3,87 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Análise dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de geografia do 2º ano do ensino médio, sobre os conteúdos : ecossistemas, biomas e biodiversidade
Auteur(s): Marques, Karina Fernandes Gomes
Orientador(es):: Laranja, Ruth Elias de Paula
Assunto:: Educação
Livros didáticos - Geografia
Material didático
Diversidade biológica
Ecossistema
Ensino médio
Geografia - estudo e ensino
Date de publication: 5-sep-2012
Référence bibliographique: MARQUES, Karina Fernandes Gomes. Análise dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de geografia do 2º ano do ensino médio, sobre os conteúdos: ecossistemas, biomas e biodiversidade. 2012. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Résumé: Este trabalho é uma contribuição aos estudos dos saberes, práticas docentes e livros didáticos de Geografia sobre os conteúdos: ecossistemas, biomas e biodiversidade, por meio da análise dos saberes e das práticas dos professores de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e como estes temas são trabalhados nos livros didáticos de Geografia do 2º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida em dezoito escolas de Ensino Médio das Coordenações Regionais de Ensino do Gama, Santa Maria e Plano Piloto da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal. Os critérios utilizados para escolha destas Coordenações Regionais foram aspectos socioeconômicos das cidades, o número de escolas e as localizações territoriais. Com a realização da pesquisa foi possível compreender que existe superficialidade no conhecimento docente relacionado aos conteúdos ecossistemas, biomas e biodiversidade, inúmeras dificuldades para ministrar aulas, realizar trabalhos de campo, desenvolver interdisciplinaridade, entre outros. Os resultados encontrados permitem afirmar que o livro didático é bastante utilizado nas escolas e tem participação concreta nas atividades didáticas dos docentes, consideravelmente utilizados na preparação das aulas de Geografia, porém, os professores reconhecem que os livros didáticos de Geografia utilizados por eles não contemplam de forma abrangente as teorias sobre biomas, ecossistemas e biodiversidade. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research is a contribution to the study of knowledge, teaching practices and textbooks on the contents of Geography, ecosystems, biomes and biodiversity, through the analysis of knowledge and practices of teachers of geography at the Department of Education of the Federal District on this content and how they are worked in textbooks for Geography 2nd year of high school. The research was conducted in eighteen schools in the School of Education's Regional Coordination Range, Santa Maria and Pilot Plan for the Education Department of the Federal District. The criterion for choosing these Regional Coordinators were socioeconomic aspects of cities, the number of schools and regional locations. With the research was possible to understand that there are superficial knowledge related to teaching content ecosystems, biomes and biodiversity, difficulties in teaching these contents, conducting field work and develop interdisciplinarity. The results have revealed that the textbook is very used in school and have active participation in educational activities of teachers, and is considerably used in the preparation of geography lessons, but teachers recognize that the geography textbooks used by them do not include comprehensively theories about biomes, ecosystems and biodiversity.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/11102/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.