http://repositorio.unb.br/handle/10482/11018
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_ViniciusPolicarpoQuintao.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Modelo de localização de aeroportos em circuitos turísticos |
Other Titles: | Location model of airports in tourism circuits |
Authors: | Quintão, Vinícius Policarpo |
Orientador(es):: | Fortes, José Augusto Abreu Sá |
Assunto:: | Aeroportos - localização Aeroportos - engenharia civil Aeroportos - engenharia ambiental Turismo - planejamento Turismo - Brasil |
Issue Date: | 27-Jul-2012 |
Data de defesa:: | 16-Mar-2012 |
Citation: | QUINTÃO, Vinícius Policarpo. Modelo de localização de aeroportos em circuitos turísticos. 2012. xiv, 105 f. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Abstract: | Os circuitos turísticos são grupos de municípios que unem esforços na promoção do turismo em uma dada região. As estratégias adotadas pelos circuitos visam incrementar o nível de serviço, o fluxo de turistas e outros indicadores não apenas nos municípios de maior atratividade potencial ou realizada, mas sim em todo o circuito, observadas as especificidades do grupo. Tendo em conta esta visão regional é importante que as estruturas necessárias ao desenvolvimento do turismo sejam pensadas em prol de todo o circuito, e não apenas de elementos isolados. Os aeroportos devem ser incluídos nessa análise, e assim este trabalho propõe que a localização de tais terminais seja decidida por um modelo desenvolvido com base em indicadores provenientes da atividade turística, dos serviços de transporte e do produto interno bruto. Foram utilizados diferentes métodos, como os de análise de redes de transporte, para a construção de um modelo de otimização de múltiplos objetivos para problemas de localização. O modelo foi desenvolvido e testado em um estudo de caso sobre o Circuito Turístico do Ouro, no estado de Minas Gerais. Dentre os resultados encontrados destaca-se a percepção da natureza diversa da atividade turística quando comparada aos demais setores que frequentemente são objeto de estudos de localização. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The touristic circuits are groups of municipalities that join efforts aimed at the promotion of tourism in a given region. The strategies adopted by the circuits aim to increase the level of service, the flow of tourists and other indicators not only in the cities potentially or actually more attractive, but on the whole circuit, subject to the groups specificities. Given this regional vision is important that the structures needed to tourism development are designed to support the entire circuit, not just isolated elements. Airports should be included in this analysis, and so this study suggests that the location of these terminals is decided by a model developed based on indicators from the tourism, transport services and the gross domestic product. We used different methods, such as analysis of transport networks, to build an optimization model for multi-objective location problems. The model was developed and tested in a case study on the tourist circuit named Circuito Turístico do Ouro in the state of Minas Gerais. Among the findings highlight the awareness of the diverse nature of tourism compared to other sectors that are often subject to localization studies. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2012. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.