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Título : Representações sociais de educadores de escolas públicas sobre situações-problema relacionadas ao uso de álcool e outras drogas
Otros títulos : Social representations of public school educators on problem situations related to alcohol and other drugs
Autor : Dalbosco, Carla
Orientador(es):: Sudbrack, Maria Fátima Olivier
Assunto:: Educação e Estado
Drogas - abuso - aspectos sociais
Alcoolismo - aspectos sociais
Fecha de publicación : 1-may-2012
Citación : DALBOSCO, Carla. Representações sociais de educadores de escolas públicas sobre situações-problema relacionadas ao uso de álcool e outras drogas. 2011. xvi, 212 f. Tese (Doutorado)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumen : Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as concepções de educadores sobre o enfrentamento de circunstâncias envolvendo álcool e outras drogas no contexto escolar, seja pelo consumo ou pelo tráfico de substâncias ilícitas. A partir de um enfoque teórico ancorado na teoria das representações sociais, entendida como um conhecimento socialmente elaborado e partilhado por um conjunto social, procurou-se entender as construções sociais e a produção de sentidos evocadas pelo tema drogas e escola. As construções teóricas abordaram temas como marcos legais e as políticas públicas sobre drogas, contextos de vulnerabilidade juvenil e o conceito de situações-problema na escola. Essas concepções foram complementadas com outros referenciais teóricos, como a teoria da Complexidade e a Psicossociologia Francesa. Foram sujeitos desta pesquisa 2288 educadores de todo o Brasil, integrantes da 4ª edição do Curso a distância de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, executado em 2010 pelo PRODEQUI/PCL/UnB. Os dados foram coletados através de um questionário disponibilizado na plataforma virtual do curso, que continha perguntas abertas e fechadas sobre situações-problema relacionadas ao tema no contexto escolar. Como metodologia de análise de base foi utilizada a abordagem qualitativa, realizada com o auxílio do software ALCESTE de análise lexical. Em uma segunda etapa, foram construídos indicadores qualitativos, a partir do conceito de subjetividade social e analisados os seguintes descritores: a escola, o educador, a família, o adolescente, a droga, a rede da escola e a rede do tráfico, sempre com o foco no enfrentamento à situação-problema. Os resultados identificaram que as situações-problema relacionadas a drogas que afetam o contexto escolar estão presentes nas imediações, dentro da escola, dentro da sala de aula e até da família. Os educadores tem medo e sentem-se despreparados para lidar com as situações de risco identificadas no contexto escolar. Reconhecem a importância de um trabalho articulado com as diversas redes, com destaque para a rede de segurança pública, a família e a rede de saúde. Foram identificadas também, necessidades de capacitação específicas que incluam aspectos teóricos sobre o tema e sobre o adolescente. Espera-se que este estudo possa contribuir no enfrentamento das situações-problema relacionadas ao uso de drogas na escola, bem como na formulação de políticas públicas que levem em conta ações preventivas específicas para este contexto. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims at knowing the views of educators on the confrontation of circumstances involving alcohol and other drugs in the school environment, either by consumption or trafficking in illicit substances. From a theoretical approach based in social representations theory, understood as a socially constructed knowledge, shared by a social group, we tried to understand the social constructions and the production of meaning evoked by the drug theme and school. In the theoretical constructs, the topics covered include the legal frameworks and public policies about drugs, adolescent vulnerability contexts and the concept of problem situations at school, among others. These views were supplemented with other theoretical frameworks, such as complexity theory and the French Social Psychology. The sample of this research was composed of 2288 educators from all of Brazil, who participated in the 4th edition of the distance course on Drug Use Prevention for Public Schools Educators. Data were collected through a questionnaire, available on the course’s virtual platform, which contained open and closed questions about problem situations related to the theme in the school context. As a basic analysis methodology, a qualitative approach was used, with the support of ALCESTE software, that performed lexical analysis. In a second step, qualitative indicators were constructed, from the concept of social subjectivity. The following indicators were analyzed: the school, the educator, the family, the adolescent, the drugs, the school network and the network of trafficking, always with the focus on countering the problem situation. The results indicate that the problem situations related to drugs that affect the school context are present in the surrondings, within the school, within the classroom and even the family. Educators feel scared and unprepared to deal with risk situations identified in the school context. They recognize the importance of acting in conjunction with the various networks, with emphasis on public safety network, family and the health network. Specific training needs on the theme were identified, including theoretical aspects and the issue of the approach to adolescents. We hope this study may help in coping with problem situations related to drug use in schools, as well in the formulation of public policies with specific preventive actions for this context.
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2011.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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