Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/10037
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2011_DanielSilvaOliveira.pdf1,19 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Tecnologias apropriadas para a implantação de banda larga nas escolas públicas urbanas e suas consequências e impactos sociais
Auteur(s): Oliveira, Daniel da Silva
Orientador(es):: Abdalla Júnior, Humberto
Assunto:: Tecnologia - aspectos sociais
Internet na educação
Date de publication: 5-mar-2012
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Daniel da Silva. Tecnologias apropriadas para a implantação de banda larga nas escolas públicas urbanas e suas consequências e impactos sociais. 2011. xiv, 113 f., il. Dissertação(Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Résumé: Esse trabalho objetiva analisar uma das políticas públicas para a massificação do acesso banda larga: O Projeto Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas. Para tanto será usada uma definição de banda larga adequada ao estudo e que limite as possíveis tecnologias que podem ser empregadas para fornecer tal tipo de acesso. O Programa Banda Larga nas Escolas será estudado por meio das políticas públicas que o nortearam, definindo-se conceitos nesse campo de estudo. Finalmente é apresentada uma pesquisa feita em viagem a várias escolas do país para obtenção de dados necessários para avaliar o sucesso do programa e seu impacto em uma ambiente de ensino. Ao final, o trabalho apresenta conclusões sobre como lidar com os problemas encontrados no programa. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work focus on analyzing a public policy for universalization of broadband access in Brazil: Program Broadband in Public Urban Schools – PBLE in its Portuguese acronym. To do so, broadband access will be defined for the scope of this study in a way that is adequate and limits possible Technologies that are capable of providing such a service. PBLE will be studied based on the public policies that guided it, defining concepts in this field of study. Finally, it‟s presented a research done during visits to various urban public schools in Brazil in order to obtain data necessary to assess PBLE success and its impact in a teaching environment. At the end, this work shows some conclusions about how to deal with the problems faced by the program.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/10037/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.