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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9315
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Title: Entraves portuários na movimentação de contêineres : plataforma de análise comparativa
Other Titles: Ports operations barriers : comparative plataform to analysis
Authors: Bogossian, Marcos Paulo
Orientador(es):: Fortes, José Augusto Abreu Sá
Assunto:: Portos - administração
Issue Date: 28-Sep-2011
Citation: BOGOSSIAN, Marcos Paulo. Entraves portuários na movimentação de contêineres: plataforma de análise comparativa. 2011. 284 f, il. Tese (Doutorado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: Nesta tese a teoria geral de sistemas e a análise de processos são utilizadas para investigar a operação de um terminal de contêineres no Brasil e identificar seus entraves operacionais. Os procedimentos empregados no terminal portuário foram desmembrados em subsistemas operacionais e econômicos com o intuito de classificar os entraves dentro de uma organização hierárquica. Partiu-se do principio de que, em seu processo evolutivo, os terminais portuários incorporaram elementos diferenciados e restrições de ambiência, transformando-se em organizações complexas com sistemas operacionais únicos. A partir da abordagem sistêmica por atividade, concluiu-se que, por meio do reducionismo, a análise de processos e a padronização de procedimentos são ferramentas viáveis para comparar segmentos operacionais; é possível até, em alguns casos, obter novos marcos de referência. Desta forma, concluiu-se que a definição de uma plataforma de análise facilita a gestão, a programação de operações e a hierarquização das áreas portuárias. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this thesis the general theory of systems and the process analysis approach were used to assess the operations of a container terminal in Brazil and identify barriers to the use of best practices. The procedures applied within the container terminal were separated into operational and economic subsystems in order to classify these barriers within a hierarchical organization. It was assumed that during their development port terminals have incorporated various elements and environmental restrictions, becoming complex organizations with unique operating systems. The reductionist and systemic analysis of the activities concluded that process analysis and the standardization of procedures are feasible tools for use when comparing operating segments and can, in some cases, lead to the definition of new benchmarks. The main conclusion is that the use of an analytical platform simplifies management, operational programming and the classification of port areas within a hierarchy.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2011.
Appears in Collections:ENC - Doutorado em Transportes Urbanos (Teses)

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