Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/55553
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
GustavoJung_DISSERT.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Progresso tecnológico e inovação na indústria brasileira de equipamentos e materiais médicos, hospitalares e odontológicos
Autor : Jung, Gustavo
Orientador(es):: Junior, Arnaldo Mauerberg
Assunto:: Produtividade total dos fatores
Inovação
Trajetória tecnológicas
Indústria de equipamentos médicos
Hospitalares e odontológicos
Equipamentos médicos
Brasil
Indústria brasileira
História da saúde
Economia da saúde
Fecha de publicación : 30-jul-2026
Citación : JUNG, Gustavo. Progresso tecnológico e inovação na indústria brasileira de equipamentos e materiais médicos, hospitalares e odontológicos. 2026. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2026.
Resumen : Esta pesquisa analisa a Produtividade Total dos Fatores (PTF) a partir dos dados da Pesquisa Industrial Anual - Empresa (PIA-Empresa) na indústria brasileira de máquinas e equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos para entender como a trajetória tecnológica do setor respondeu ao investimento em atividades inovativas por parte das empresas brasileiras nos anos pós-crise de 2008. Utilizando a literatura recente, procura-se traçar caminhos possíveis para o desenvolvimento do setor e a diminuição da dependência externa que vem evoluindo nas últimas décadas, especialmente com relação aos produtos de maior complexidade tecnológica.
Abstract: Esta pesquisa analisa a Produtividade Total dos Fatores (PTF) a partir dos dados da Pesquisa Industrial Anual - Empresa (PIA-Empresa) na indústria brasileira de máquinas e equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos para entender como a trajetória tecnológica do setor respondeu ao investimento em atividades inovativas por parte das empresas brasileiras nos anos pós-crise de 2008. Utilizando a literatura recente, procura-se traçar caminhos possíveis para o desenvolvimento do setor e a diminuição da dependência externa que vem evoluindo nas últimas décadas, especialmente com relação aos produtos de maior complexidade tecnológica.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação Profissional em Economia, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/55553/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.