Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/54143
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_IntersecoesEducacaoAmbiental.pdf543,82 kBAdobe PDFView/Open
Title: Interseções entre educação ambiental e educação do campo : a experiência de uma escola sustentável no Distrito Federal
Authors: Ferreira, Layane de Oliveira
Oliveira, Alessandro Roberto
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0009-0005-3541-1170
https://orcid.org/0000-0003-4390-2883
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Educação do campo
Educação ambiental
Escola sustentável
Camponeses
Issue Date: Dec-2025
Publisher: Editora da UFG
Citation: FERREIRA, Layane de Oliveira. OLIVEIRA, Alessandro Roberto. Interseções entre educação ambiental e educação do campo: a experiência de uma escola sustentável no Distrito Federal. Inter-Ação, Goiânia, v.50, n.3, p. 1015-1029, set./dez. 2025. DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ia.v50i3.83104.
Abstract: Este artigo reflete sobre as intersecções entre a Educação do Campo (EdoC) e a Educação Ambiental (EA), com base em um estudo de caso no Centro Educacional Agrourbano Ipê, no Distrito Federal. A pesquisa foi desenvolvida através de uma revisão bibliográfica narrativa e dez meses de imersão na comunidade escolar, por meio da observação participante e realização de entrevistas semiestruturadas. Essa escola do campo é reconhecida por projetos de sustentabilidade, tecnologias sociais e agroecologia. No entanto, o estudo revela tensões ontológicas entre concepções de território, identidade e educação que marcam a existência da instituição. Conclui-se que articular EA e EdoC é um processo multifatorial, mas destacamos a formação docente e a mobilização comunitária como determinantes dessa interseção no processo educativo.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC-BY-NC) Este periódico utiliza a licença Creative Commons Attribution 3.0, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI).
DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ia.v50i3.83104
metadata.dc.relation.publisherversion: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/83104
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/54143/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.