Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/54046
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Título: Desempenho ambiental de um edifício em Brasília-DF : análise comparativa de medições in loco e simulação computacional
Autor(es): Figueiredo, Chenia Rocha
Cavalcanti, Mariana Silva Couto
Faria, Cybelle Saad Sabino de Freitas
Pazos, Valmor Cerqueira
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília
Assunto: Norma de desempenho
Simulação computacional
Medição in loco
Brasília (DF)
Data de publicação: fev-2025
Editora: IOSR Journal of Business and Management
Referência: FIGUEIREDO, Chenia Rocha; CAVALCANTI, Mariana Silva Couto; FARIA, Cybelle Saad Sabino de Freitas; PAZOS, Valmor Cerqueira. Desempenho ambiental de um edifício em Brasília-DF: análise comparativa de medições in loco e simulação computacional. IOSR-JBM, [S. l], v. 27, n. 2, ser. 6, p. 2-9, fev. 2025. DOI: 10.9790/487X-2702060209. Disponível em: https://www.iosrjournals.org/iosr-jbm/pages/27(2)Series-6.html. Acesso em: 12 fev. 2026.
Resumo: A norma de desempenho tem impulsionado a busca por maior qualidade nas edificações, sendo está relacionada às condições climáticas e construtivas. O presente estudo avaliou o desempenho térmico, luminoso e acústico de um edifício de uso misto em Brasília comparando dados de simulações computacionais e medições in loco. As medições in loco do edifício revelaram que, quanto maior a área envidraçada, maior a temperatura interna e que a fachada mais quente foi a norte, enquanto as simulações de desempenho térmico conduziram para o uso de estratégias adicionais de sombreamento na fachada norte-oeste. Pode-se observar que essa projeção quadrada, no verão, o lado mais crítico é o norte-oeste para as condições climáticas avaliadas. Os níveis de ruídos foram satisfatórios com a adoção de estratégias construtivas apontadas no relatório de simulação acústica, como o uso de blocos de concreto com maior espessura, preenchidos com argamassa, entre quartos adjacentes de unidades diferentes. Observou-se os desafios para alcançar os padrões rigorosos estabelecidos pela norma de desempenho, sendo fundamental a combinação de diferentes estratégias projetuais e construtivas, evidenciando a eficiência da simulação computacional como ferramenta preditiva para alcançar esses padrões construtivos.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
DOI: https://doi.org/10.9790/487X-2702060209
Versão da editora: https://www.iosrjournals.org/iosr-jbm/pages/27(2)Series-6.html
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.