Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53960
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_GleyceKellePereiraDaSilva_DISSERT.pdf5,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A voz do autista adulto : incluindo experiências e características únicas para o desenvolvimento de comunicação alternativa
Autor(es): Silva, Gleyce Kelle Pereira da
Orientador(es): Santos, Andrea Cristina dos
Assunto: Transtorno do Espectro Autista - adultos
Comunicação aumentativa e alternativa
Design de produto
Design participativo
Data de publicação: 9-fev-2026
Referência: SILVA, Gleyce Kelle Pereira da. A voz do autista adulto: incluindo experiências e características únicas para o desenvolvimento de comunicação alternativa. 2025. 183 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Tendo em vista a lacuna de pesquisas com indivíduos adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que apresentam desafios na comunicação oral, este estudo explorou o potencial da participação de adultos autistas nos processos de desenvolvimento de produtos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). A metodologia adotada contemplou a revisão sistemática da literatura, entrevistas semiestruturadas e a aplicação de sondas digitais junto ao público-alvo. Os dados coletados junto aos adultos autistas revelaram a utilização dos recursos de CAA como ferramentas essenciais para mediar a autonomia e proporcionar conforto em ambientes sociais. Ademais, a pesquisa estabeleceu requisitos de design para a próxima geração de recursos de CAA, destacando a importância da personalização do recurso, a integração de tecnologias como transcrição de áudio e inteligência artificial, e a melhoria da portabilidade para uso em diferentes contextos. Em suma, os resultados reforçam o papel central da inclusão dos adultos autistas em processos de design de produtos para comunicação alternativa.
Abstract: Given the lack of research involving adults with Autism Spectrum Disorder (ASD) who experience challenges in oral communication, this study explored the potential of including autistic adults in the development processes of Augmentative and Alternative Communication (AAC) products. The adopted methodology included a systematic literature review, semi-structured interviews, and the application of digital probes with the target audience. The data collected from autistic adults revealed that AAC tools are essential for mediating autonomy and providing comfort in social environments. Furthermore, the research established design requirements for the next generation of AAC resources, emphasizing the importance of customization, the integration of technologies such as audio transcription and artificial intelligence, and improved portability for use in different contexts. In summary, the results reinforce the central role of including autistic adults in the design processes of alternative communication products.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.