Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53896
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_LuizEduardoSarmentoAraujo_DISSERT.pdf155,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Acervos de arquitetura e urbanismo como patrimônio cultural : o IAB e a memória da profissão
Autor(es): Araujo, Luiz Eduardo Sarmento
Orientador(es): Ficher, Sylvia
Assunto: Patrimônio cultural
Patrimônio arquitetônico - preservação
Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
Políticas públicas - Brasil
Data de publicação: 4-fev-2026
Referência: ARAUJO, Luiz Eduardo Sarmento. Acervos de arquitetura e urbanismo como patrimônio cultural: o IAB e a memória da profissão. 2025. 631 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta dissertação aborda a importância dos acervos de arquitetura e urbanismo como elementos fundamentais para a preservação da memória cultural e para a compreensão dos processos criativos, técnicos, políticos e sociais da produção arquitetônica. Com foco nos acervos do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), conforme abrigados em Brasília, o trabalho explora os desafios e as urgências para a preservação e o acesso a esse tipo de documentação, ressaltando sua relevância tanto para a profissão quanto para a sociedade. A partir de tal coleção, a análise passa pela história do IAB e do seu Departamento do DF, ressaltando iniciativas voltadas para a sua preservação, como ações de tratamento arquivístico e esforços de extroversão. A pesquisa evidencia ainda as ameaças e desafios à preservação de acervos de arquitetura e urbanismo no país, com destaque à ameaça da evasão de bens culturais para o exterior, assim como aborda as possibilidades de sua preservação e valoração enquanto patrimônio de interesse cultural, propondo políticas públicas e aplicação da legislação vigente no campo da preservação do patrimônio cultural brasileiro para esses bens.
Abstract: This dissertation addresses the importance of architecture and urbanism collections as fundamental elements for the preservation of cultural memory and for understanding the creative, technical, political, and social processes involved in architectural production. Focusing on the archives of the Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), guarded in Brasília, the work explores the challenges and urgencies related to the preservation and access to this kind of documentation, emphasizing their relevance both for the profession and for society. Based on this collection, the analysis traces the history of the IAB and its DF Department, highlighting preservation initiatives such as archival treatment actions and efforts for the dissemination of the collection. The research also underscores the threats and challenges to the preservation of architecture and urbanism archives in the country, with an emphasis on the threat of cultural heritage evasion abroad. Furthermore, it addresses the possibilities for preserving and valuing these funds as cultural heritage, proposing public policies and the application of current legislation in the field of Brazilian cultural heritage preservation for these items.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.