Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53866
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LenioVieiraCarneiroJunior_DISSERT.pdf10,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A graça e o abismo em Victor Heringer : pensando a criação literária no contemporâneo
Autor(es): Carneiro Junior, Lenio Vieira
Orientador(es): Caixeta, Ana Paula Aparecida
Assunto: Heringer, Victor, 1988-2018
Crítica literária
Literatura contemporânea
Estética literária
Data de publicação: 2-fev-2026
Referência: CARNEIRO JUNIOR, Lenio Vieira. A graça e o abismo em Victor Heringer: pensando a criação literária no contemporâneo. 2025. 125 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta pesquisa é uma exploração ensaística sobre criação literária no contemporâneo em diálogo com a ficção e a poesia do escritor brasileiro Victor Heringer (1988-2018). Ao considerar a palavra escrita o instrumento criativo, filosófico e político dos escritores contemporâneos, reflexiona-se a conjuntura estética e epistemológica da prática da literatura no início do século XXI. Para tal, faz-se uma revisão de conceitos como contemporâneo e serio ludere, além de uma peregrinação teórica que tem como ponto de partida a Epistemologia do Romance. Ao investigar o conjunto de obra de Heringer entre a graça e o abismo, diferentes aspectos da produção heringeriana são explorados: noções de ternura, ironia, suicídio, autoria complexa, internet, Antropoceno e metaficcionalidade. Por fim, a mise en abyme e a écfrase são apresentadas como técnicas recorrentes na escrita literária de Heringer e servem de base para a proposição de seis exercícios de criação literária.
Abstract: This research is an exploratory and essayistic work of literary creation in the contemporary world, in dialogue with the fiction and poetry of Brazilian writer Victor Heringer (1988–2018). By considering the written word as a creative, philosophical, and political tool of contemporary authors, the study reflects on the aesthetic and epistemological conditions of literary practice in the early 21st century. To this end, it revisits concepts such as the contemporary and serio ludere, and undertakes a theoretical journey. Heringer’s body of work is examined through the lens of grace and the abyss, exploring various aspects of his production: notions of tenderness, irony, suicide, complex authorship, the internet, the Anthropocene, and metafictionality. Finally, mise en abyme and ekphrasis are presented as recurring techniques in Heringer’s writing and serve as the basis for proposing six literary creation prompts.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literaturas, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.