Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53668
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_PensamentoEncarnadoLuta.pdf39,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Pensamento encarnado : a luta e a produção intelectual de povos e comunidades tradicionais no Brasil
Autor(es): Nogueira, Mônica Celeida Rabelo (org.)
Portela, Cristiane de Assis (org.)
Silva, Ana Tereza Reis da (org.)
Sauer, Sérgio (org.)
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4541-7008
https://orcid.org/0000-0002-4500-4748
https://orcid.org/0000-0001-8204-0732
https://orcid.org/0000-0002-2014-3215
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Quilombolas - Brasil
Indígenas da América do Sul - Brasil
Vida intelectual
Data de publicação: 7-jan-2026
Editora: Editora Universidade de Brasília
Referência: NOGUEIRA, Mônica; PORTELA, Cristiane; SILVA, Ana Tereza Reis da; SAUER, Sérgio (org.). Pensamento encarnado: a luta e a produção intelectual de povos e comunidades tradicionais no Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2026. E-book (329 p.). (Pesquisa, Inovação & Ousadia). DOI: https://doi.org/10.26512/. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/689.
Resumo: A coletânea oferece uma mostra dos resultados de pesquisa e inovações gestadas no âmbito do Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (Mespt) - uma iniciativa pioneira de formação, no nível da pós-graduação, sediada na Universidade de Brasília (UnB) - e do Cauim, Grupo de Estudos e Práticas Dialógicas no Contexto de Povos e Territórios Tradicionais, em parceria com o Grupo de Pesquisa Pluriepistemologias e Ensino de História. O Mespt se realiza por meio da formação de turmas multiétnicas, compostas por indígenas, quilombolas e sujeitos abrangidos pela categoria Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) no Brasil –, ao lado de profissionais que atuam como seus aliados em posições institucionais diversas (órgãos do poder executivo e judiciário, organizações da sociedade civil e movimentos sociais). Ao longo de 15 capítulos, a coletânea revela a diversidade de vozes e abordagens que emergem desse lócus de formação interdisciplinar, intercultural e antirracista. As autoras e autores são intelectuais indígenas, quilombolas e profissionais aliadas e aliados ao lado de professoras e professores do programa. Organizada em cinco blocos temáticos, a coletânea abrange estudos sobre os territórios, os sistemas agroalimentares tradicionais, educação diferenciada e as relações interétnicas, além de descrever e analisar inovações teórico-metodológicas na realização de pesquisas no contexto de PCTs.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Licença: (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/689. Acesso em: 15 jan. 2026.
DOI: https://doi.org/10.26512/
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.