Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53657
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LarissaBrendaDeMeloBezerraFontoura_DISSERT.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estudo da ortografia em escolares com possível transtorno específico de aprendizagem
Autor(es): Fontoura, Larissa Brenda de Melo Bezerra
Orientador(es): Celeste, Letícia Correa
Coorientador(es): Alves, Luciana Mendonça
Assunto: Escrita
Fotografia
Leitura
Aprendizagem
Escolares
Transtornos de aprendizagem
Data de publicação: 8-jan-2026
Referência: FONTOURA, Larissa Brenda de Melo Bezerra. Estudo da ortografia em escolares com possível transtorno específico de aprendizagem. 2025. 85 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Os transtornos específicos de aprendizagem geram dificuldades persistentes no processo de aprendizagem, em especial na leitura e na escrita. A presente pesquisa buscou estudar os aspectos relacionados à aprendizagem associados à escrita ortográfica. Foram realizados dois estudos distintos, sendo o primeiro um estudo transversal analítico-descritivo e o segundo uma série de casos. Participaram voluntariamente 89 escolares para o primeiro estudo e 10 para o segundo estudo. Os resultados apontaram para uma correlação importante entre leitura e escrita, mas uma correlação fraca entre consciência fonológica, nomeação automática rápida e memória com a variável escrita. Além disso, no segundo estudo, foram comparados resultados da avaliação de escrita antes e depois de uma intervenção fonoaudiológica. Os resultados apontaram para uma evolução estatisticamente significativa pós-intervenção.
Abstract: Specific learning disorders create persistent difficulties in the learning process, especially in reading and writing. The present study aimed to investigate aspects related to learning associated with orthographic writing. Two distinct studies were conducted: the first was a crosssectional analytical-descriptive study, and the second was a case series. A total of 89 students voluntarily participated in the first study, while 10 participated in the second. The results indicated a significant correlation between reading and writing, but a weak correlation between phonological awareness, rapid automatic naming, and memory with the writing variable. Additionally, in the second study, the results of the writing assessment were compared before and after a speech-language therapy intervention. The findings showed a statistically significant improvement post-intervention.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS) – Campus UnB Ceilândia
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.