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2025_FrancielleRodriguesDoNascimentoVoltarelliDeFreitas_TESE.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Além da educação : os efeitos fiscais e socioeconômicos da presença de universidades federais em municípios brasileiros
Autor(es): Freitas, Francielle Rodrigues do Nascimento Voltarelli de
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Universidades federais - Brasil
Desenvolvimento regional
Random Forests
Contexto fiscal
Data de publicação: 17-dez-2025
Referência: FREITAS, Francielle Rodrigues do Nascimento Voltarelli de. Além da educação: os efeitos fiscais e socioeconômicos da presença de universidades federais em municípios brasileiros. 2025. 131 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta tese avalia se a presença de universidades federais afeta o contexto fiscal e socioeconômico dos municípios brasileiros. A investigação integrou abordagens teóricas e empíricas de maneira sistematizada. Inicialmente, foi realizado um levantamento histórico e territorial da expansão das universidades federais no Brasil, tendo como marco histórico o Programa REUNI. Em seguida, conduziu-se uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional, a partir de lentes teóricas técnico-científica, cultural, ambiental, socioeconômica e fiscal, permitindo fundamentar a seleção das variáveis e a interpretação dos resultados. A etapa quantitativa envolveu a aplicação do Propensity Score Matching (PSM) para construir grupos comparáveis de municípios com e sem universidades federais. Posteriormente, foi utilizado o modelo Difference-in-Differences (DiD), com recorte temporal em três fases (pré-REUNI, durante-REUNI e pós-REUNI), para estimar os efeitos ao longo do tempo entre grupos de tratamento, controle e intermediário. De forma complementar, aplicou-se o método Random Forest com o objetivo de ranquear a importância relativa das variáveis na distinção entre os grupos, oferecendo uma perspectiva exploratória adicional à análise causal. Os resultados indicam efeitos positivos significativos nos municípios com presença universitária, especialmente no período pós-REUNI. Destacam-se a redução da taxa de analfabetismo, da pobreza extrema e o aumento da esperança de vida ao nascer. No campo fiscal, observa-se crescimento expressivo da receita líquida e da receita própria per capita, além do aumento de gastos públicos per capita em áreas essenciais, sugerindo que a presença das universidades federais contribui para o fortalecimento da estrutura financeira municipal. A análise de importância das variáveis pelo Random Forest reforçou esses achados, destacando a receita própria per capita, os investimentos públicos e variáveis sociais como relevantes para a diferenciação dos contextos municipais com e sem universidades. A tese contribui ao aliar métodos estatísticos rigorosos a um referencial teórico crítico-reflexivo, ampliando a compreensão sobre os efeitos das universidades federais no desenvolvimento regional, com foco central nos impactos fiscais. Ao evidenciar como a presença universitária pode impulsionar a capacidade arrecadatória e a alocação de recursos públicos, os resultados oferecem subsídios relevantes para o planejamento de políticas públicas educacionais e territoriais. Sugere-se, como agenda futura, a realização de estudos de caso em contextos locais, a fim de explorar com maior profundidade os mecanismos fiscais e institucionais pelos quais esses efeitos se manifestam.
Abstract: This dissertation assesses the fiscal and socioeconomic effects in Brazilian municipalities with the presence of federal universities, with an emphasis on the territorial impacts of the interiorization of public higher education. The investigation integrates theoretical and empirical approaches in a systematic manner. Initially, a historical and territorial survey of the expansion of federal universities in Brazil was conducted, with the REUNI Program as a historical landmark. Then, a systematic literature review of national and international studies was carried out, based on theoretical lenses—technical-scientific, cultural, environmental, socioeconomic, and fiscal—providing support for the selection of variables and the interpretation of results. The quantitative stage involved the application of Propensity Score Matching (PSM) to build comparable groups of municipalities with and without federal universities. Subsequently, the Difference-in-Differences (DiD) model was employed, with a three-phase temporal division (pre-REUNI, during-REUNI, and post-REUNI), to estimate effects over time between treatment, control, and intermediate groups. As a complementary step, the Random Forest method was applied to rank the relative importance of the variables, offering an additional exploratory perspective to the causal analysis. The results indicate significant positive effects in municipalities with university presence, especially in the post-REUNI period, such as a reduction in illiteracy and extreme poverty rates, and an increase in life expectancy at birth. In the fiscal domain, there is a notable increase in net revenue and own-source revenue per capita, as well as greater per capita public spending in essential areas, suggesting that federal universities contribute to strengthening the municipal financial structure. The variable importance analysis using Random Forest reinforces these findings. This research contributes by combining rigorous statistical methods with a critical-reflective theoretical framework, enhancing the understanding of the effects of federal universities on regional development, with a central focus on fiscal impacts. By demonstrating how university presence can enhance revenue capacity and the allocation of public resources, the results offer relevant insights for planning educational and territorial public policies. Future studies are encouraged to conduct case studies in local contexts to further explore the fiscal and institutional mechanisms through which these effects take place.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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