Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53315
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_HallanMouraLadeira_DISSERT.pdf4,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Estudo numérico da integridade estrutural de vasos de pressão com descontinuidades geométricas com base na mecânica da fratura
Autor(es): Ladeira, Hallan Moura
Orientador(es): Anflor, Carla Tatiana Mota
Assunto: Modelagem numérica
Descontinuidade geométrica
Trincas (Engenharia)
Mecânica da fratura
Data de publicação: 2-dez-2025
Referência: LADEIRA, Hallan Moura. Estudo numérico da integridade estrutural de vasos de pressão com descontinuidades geométricas com base na mecânica da fratura. 2025. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Integridade de Materiais da Engenharia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho estuda, por modelagem numérica, como trincas se iniciam e se propagam em vasos de pressão de aço ASTM A516 Gr 70 na presença de descontinuidades geométricas. O vaso horizontal foi modelado tomando como referência um estudo anterior para verificação de tensões. Após o estudo de qualidade de malha, o modelo foi reduzido à região de interesse para viabilizar análises de propagação de trinca. Nessa região, foram avaliados cinco cenários de crescimento de trinca. Observou-se crescimento semielíptico com predominância do Modo I em trincas normais ao furo e comportamento em modo misto em trincas tangenciais ao furo. Como complemento, modelou-se um CTS (Compact Specimen Tension), para estudo em fadiga com R=0 e comparativo de axN e da/dN com um dos estudo de referência. Em conjunto, os resultados mapeiam cenários de inspeção e reparo em vasos de pressão e mostram como a orientação da trinca a presença de furos alteram o modo de abertura e a intensidade de tensões na ponta da trinca, fornecendo dados que podem ser aplicados para à integridade estrutural e à manutenção de vasos de pressão.
Abstract: This study numerically investigates how cracks initiate and propagate in ASTM A516 Grade 70 pressure vessels in the presence of geometric discontinuities. A horizontal vessel was modeled using a previous study as a reference to validate the stress field. After a meshquality assessment, the model was reduced to the region of interest to make crackpropagation analyses feasible. Five crack-growth scenarios were assessed in this region. A semi-elliptical growth was observed, with Mode I predominance for cracks normal to the hole and mixed-mode behavior for cracks tangential to the hole. Additionally, a Compact Tension Specimen (CTS) was modeled to study fatigue at R = 0 and to compare the a–N and da/dN curves with one of the reference studies. Overall, the results map inspection and repair scenarios in pressure vessels and show how crack orientation and the presence of holes change the opening mode and the stress-intensity level at the crack tip, providing data applicable to structural integrity assessments and maintenance planning for pressure vessels.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gama
Faculdade de Tecnologia (FT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia– Campus UnB Gama, Faculdade de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.