http://repositorio.unb.br/handle/10482/53298| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| 2025_CarolineNeresDeAndrade_TESE.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título : | Escrevivência e efeito estético em Histórias de leves enganos e parecenças, de Conceição Evaristo |
| Autor : | Andrade, Caroline Neres de |
| Orientador(es):: | Barbosa, Adriana de Fátima Alexandrino Lima |
| Assunto:: | Evaristo, Conceição, 1946- crítica e interpretação Escrevivência Estética literária Democracia racial População negra Preconceito racial |
| Fecha de publicación : | 27-nov-2025 |
| Data de defesa:: | 21-feb-2025 |
| Citación : | ANDRADE, Caroline Neres de. Escrevivência e efeito estético em Histórias de leves enganos e parecenças, de Conceição Evaristo. 2025. 151 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumen : | Este presente trabalho tem por estudo e análise a obra Histórias de leves enganos e parecenças (2017), de Conceição Evaristo. O trabalho propõe apresentar uma reflexão sobre a escrevivência enquanto estética por meio da interpretação de narrativas selecionadas na obra mencionada. A partir dessa interpretação, será feita uma análise sobre a composição narrativa da obra. Desse modo, os elementos estéticos podem se articular com as questões sociais, culturais e éticas. Espera-se, assim, contribuir para a compreensão da escrevivência como uma forma ampla e potente de criação literária, estética e política. Além disso, espera-se também, que o estudo evidencie a presença da ética e das políticas inscritas na tessitura estética das narrativas, revelando como essas dimensões se entrelaçam na construção de sentidos na obra. Para tal fim, o referencial teórico desta pesquisa baseia-se nas obras de Conceição Evaristo, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Abdias Nascimento, Cuti, bell hooks, entre outros. Em síntese, este trabalho pode colaborar para a compreensão das dinâmicas sociais e culturais envolvidas na perpetuação do mito da democracia racial no Brasil, ao mesmo tempo em que ressalta a relevância da obra de Conceição Evaristo, como instrumento político de construção da autoimagem e da autodeterminação da população negra — mecanismos fundamentais no enfrentamento de estereótipos e preconceitos raciais. |
| Abstract: | This study focuses on the analysis of the work Histórias de leves enganos e parecenças (2017), by Conceição Evaristo. It proposes a reflection on escrevivência as an aesthetic, through the interpretation of selected narratives from the aforementioned work. Based on this interpretation, an analysis of the narrative composition of the book will be carried out. In this way, we aim to highlight how aesthetic elements intertwine with social, cultural, and ethical issues. This study thus seeks to contribute to the understanding of escrevivência as a broad and powerful form of literary, aesthetic, and political creation. Furthermore, it is also expected that the research will reveal the presence of ethics and politics woven into the aesthetic fabric of the narratives, showing how these dimensions intersect in the construction of meaning within the work. To this end, the theoretical framework of this research is grounded in the works of Conceição Evaristo, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Abdias Nascimento, Cuti, bell hooks, among others. In summary, this study may contribute to the understanding of the social and cultural dynamics involved in the perpetuation of the myth of racial democracy in Brazil, while also highlighting the relevance of Conceição Evaristo’s work as a political instrument for constructing the self-image and self-determination of the Black population — mechanisms that are fundamental in confronting racial stereotypes and prejudices. |
| Résumé: | Ce travail a pour objet d’étude et d’analyse l’œuvre Histórias de leves enganos e parecenças (2017), de Conceição Evaristo. Il propose une réflexion sur la escrevivência en tant qu’esthétique, à travers l’interprétation de récits sélectionnés de l’œuvre mentionnée. À partir de cette interprétation, une analyse de la composition narrative de l’ouvrage sera réalisée. Ainsi, nous mettrons en évidence comment les éléments esthétiques s’articulent avec des enjeux sociaux, culturels et éthiques. Ce travail vise donc à contribuer à la compréhension de la escrevivência comme une forme vaste et puissante de création littéraire, esthétique et politique. En outre, il est également attendu que cette étude mette en lumière la présence de l’éthique et du politique inscrits dans la trame esthétique des récits, révélant comment ces dimensions s’entrelacent dans la construction de sens au sein de l’œuvre. À cette fin, le cadre théorique de cette recherche s’appuie sur les travaux de Conceição Evaristo, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Abdias Nascimento, Cuti, bell hooks, entre autres. En somme, ce travail peut contribuer à la compréhension des dynamiques sociales et culturelles impliquées dans la perpétuation du mythe de la démocratie raciale au Brésil, tout en soulignant la pertinence de l’œuvre de Conceição Evaristo en tant qu’instrument politique de construction de l’image de soi et de l’autodétermination de la population noire — des mécanismes fondamentaux dans la lutte contre les stéréotypes et les préjugés raciaux. |
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
| Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2025. |
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
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| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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