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Título: Gênero, raça e transgressão : masculinidades negras no afro/black punk estadunidense (1978-2015)
Autor(es): Alcantara, Moacir Oliveira de
Orientador(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto: Afro punk
Masculinidade - negros
Interseccionalidade
Música
Identidade
Data de publicação: 18-Nov-2025
Referência: ALCANTARA, Moacir Oliveira de. GÊNERO, RAÇA E TRANSGRESSÃO: Masculinidades negras no afro/black punk estadunidense (1978-2015). 2025. 409 f., il. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta tese analisa como as masculinidades negras foram produzidas, tensionadas e ressignificadas por meio da música afro/black punk estadunidense, entre os anos de 1978 e 2015. A investigação parte das contradições, sensibilidades e disputas simbólicas que atravessam esse campo contracultural em relação às representações e discursos sobre raça, gênero e sexualidade, considerando a música como um dispositivo central na constituição de subjetividades e na elaboração de práticas de resistência, transgressão e reinvenção das identidades de homens negros na esfera do punk. Fundamentada em um referencial teórico interdisciplinar, a pesquisa envolve estudos de gênero, raça e sexualidade em uma perspectiva interseccional, para historicizar os modos e processos de subjetivação das masculinidades negras na música e na contracultura punk nos Estados Unidos. Metodologicamente, o estudo baseou-se na análise textual e sonora de fonogramas, colocando esses aspectos em diálogo com registros visuais das capas de álbuns, iconografias, fotografias e entrevistas de grupos punks com integrantes afro-americanos em sua formação, bem como com a reflexão crítica advinda da experiência do pesquisador enquanto participante dessa cena. A análise e a historicização do afro/black punk estadunidense, entendido como forma de contestação e reinvenção identitária, evidenciaram os modos como homens negros performam, reconstroem, transgridem ou reafirmam os padrões normativos de raça, gênero e sexualidade difundidos pelo patriarcado supremacista branco capitalista estadunidense. O estudo contribui para o debate sobre identidades negras nas culturas juvenis e reconhece o punk como espaço de criação política, afetiva e epistêmica.
Abstract: This dissertation examines how Black masculinities were produced, contested, and re-signified through African American afro/black punk music between 1978 and 2015. The investigation centers on the contradictions, sensitivities, and symbolic disputes that traverse this countercultural field in relation to representations and discourses on race, gender, and sexuality, considering music as a central dispositive in the constitution of subjectivities and in the development of practices of resistance, transgression, and identity reinvention among Black men within the punk sphere. Grounded in an interdisciplinary theoretical framework, the research draws on gender, race, and sexuality studies from an intersectional perspective to historicize the modes and processes of subjectivation of Black masculinities in music and punk counterculture in the United States. Methodologically, the study is based on the textual and musical analysis of phonograms, placing them in dialogue with visual documentation such as album covers, iconography, photographs, and interviews with punk bands that included African American members, as well as with critical reflection informed by the researcher’s own experience as a participant in punk scene. The analysis and historicization of U.S. afro/black punk, understood as a form of contestation and identity reinvention, revealed the ways in which Black men perform, reconstruct, transgress, or reaffirm the normative patterns of race, gender, and sexuality disseminated by the White-Supremacist Capitalist Patriarchy in the United States. This study contributes to debates on Black identities within youth cultures and recognizes punk as a space of political, affective, and epistemic creation.
Resumen: Esta tesis analiza cómo las masculinidades negras fueron producidas, tensadas y resignificadas a través de la música afro/black punk estadounidense, entre los años 1978 y 2015. La investigación parte de las contradicciones, sensibilidades y disputas simbólicas que atraviesan este campo contracultural en relación con las representaciones y discursos sobre raza, género y sexualidad, considerando la música como un dispositivo central en la constitución de subjetividades y en la elaboración de prácticas de resistencia, transgresión e invención de las identidades de los hombres negros en el ámbito del punk. Fundamentada en un marco teórico interdisciplinario, la investigación aborda los estudios de género, raza y sexualidad desde una perspectiva interseccional, con el fin de historicizar los modos y procesos de subjetivación de las masculinidades negras en la música y la contracultura punk en los Estados Unidos. Metodológicamente, el estudio se basa en el análisis textual y sonoro de fonogramas, colocando estos aspectos en diálogo con registros visuales de las portadas de álbumes, iconografías, fotografías y entrevistas de grupos punks con integrantes afroamericanos en su formación, así como con la reflexión crítica proveniente de la experiencia del investigador como participante de esta escena. El análisis y la historicización del afro/black punk estadounidense, entendido como una forma de contestación e invención identitaria, evidencian las formas en que los hombres negros performan, reconstruyen, transgreden o reafirman los patrones normativos de raza, género y sexualidad difundidos por el patriarcado supremacista blanco capitalista estadounidense. El estudio contribuye al debate sobre las identidades negras en las culturas juveniles y reconoce al punk como un espacio de creación política, afectiva y epistémica.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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