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Título: Avaliação estática e dinâmica de tabuleiro metálico ortotrópico por análise numérica e ensaios de campo : estudo de caso da ponte de Oscar Niemeyer
Outros títulos: Static and dynamic evaluation of an orthotropic steel deck through numerical analysis and field testing : a case study of the Oscar Niemeyer bridge
Autor(es): Almeida, Ronaldo Oliveira de
Orientador(es): Brito, José Luís Vital de
Coorientador(es): Alencar, Guilherme Santana
Assunto: Ponte rodoviáriaPontes rodoviárias
Pontes
Niemeyer, Oscar, 1907-2012
Tabuleiro metálico ortotrópico
Método dos elementos finitos
Avaliação estática
Avaliação dinâmica
Data de publicação: 17-Nov-2025
Referência: ALMEIDA, Ronaldo Oliveira de. Avaliação estática e dinâmica de tabuleiro metálico ortotrópico por análise numérica e ensaios de campo: estudo de caso da ponte de Oscar Niemeyer. 2025. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A Ponte Honestino Guimarães, projetada por Oscar Niemeyer em 1967 e inaugurada em 1976, é a única ponte concebida pelo renomado arquiteto que foi construída. A ponte tem um comprimento total de 440 metros, com um vão principal de 220 metros e dois vãos laterais de 110 metros. Inicialmente projetada com um sistema estrutural de concreto protendido composto por três vigas-caixão, a ponte foi planejada para ser executada inteiramente por meio de construção em balanços sucessivos. No entanto, devido a um incidente durante a instalação dos cabos de protensão, em 1971, o sistema estrutural do vão principal foi modificado para reduzir o peso próprio da estrutura. Como consequência, foi implementado um tabuleiro ortotrópico metálico de 58 metros (Viga Gerber) no meio do vão. Entre 2022 e 2024, quase cinco décadas após sua inauguração e duas décadas após o colapso da Ponte de Koror em 1996 – uma estrutura de idade e sistema estrutural semelhantes – a Ponte Honestino Guimarães foi submetida a uma grande reabilitação estrutural. Os reparos incluíram a aplicação de fibra de carbono (CFRP) nas almas do tabuleiro e colocação de cabos de protensão externos para corrigir deficiências na capacidade de cisalhamento e flexão identificadas por meio de inspeções e monitoração estrutural. Acelerômetros e extensômetros foram instalados no tabuleiro metálico do vão principal. Vibrações ambientais causadas pelo tráfego aleatório foram registradas continuamente de forma remota por um ano, enquanto um teste de carga estática foi realizado com caminhões de eixo tandem. Um modelo detalhado em elementos finitos do tabuleiro ortotrópico foi gerado utilizando o programa computacional ANSYS. Com base em dados experimentais e numéricos, análises dinâmicas foram realizadas, incluindo identificação modal estrutural e análises estáticas, quantificando as deformações induzidas pelos veículos de teste. Um algoritmo de programação linear foi implementado por meio da integração entre ANSYS e MATLAB para realizar uma atualização do modelo em elementos finitos, desenvolvido, com base nos testes de vibração ambiental realizados em campo. O estudo contribui para a compreensão do comportamento estrutural do tabuleiro ortotrópico de aço e para pesquisas futuras, fornecendo um modelo numérico calibrado do vão central metálico da ponte.
Abstract: The Honestino Guimarães Bridge, designed by Oscar Niemeyer in 1967 and inaugurated in 1976, is the only bridge conceived by the renowned architect that has been constructed. The bridge has a total length of 440 meters, with a 220-meter main span and two side spans of 110 meters. Initially designed with a prestressed concrete structural system consisting of three box girders, the bridge was intended to be entirely executed using progressive cantilever construction. However, due to an incident during the installation of prestressing cables in 1971, the structural system of the main span was modified to reduce the self-weight of the structure. Consequently, a 58-meter orthotropic steel deck (Gerber Beam) was implemented in the midspan. Between 2022 and 2024, nearly five decades after its inauguration and two decades after the collapse of the Koror Bridge in 1996 – a structure of similar age and structural system – the Honestino Guimarães Bridge was submitted to a significant structural rehabilitation. The repairs included the application of carbon fiber-reinforced polymer (CFRP) sheets and external prestressing cables to address deficiencies in shear and flexural capacity identified through inspections and monitoring. Accelerometers and strain gauges were installed on the steel deck of the main span. Ambient vibrations caused by random traffic were continuously recorded remotely for one year, while a static load test was conducted using tandem axle trucks. A detailed finite element model of the steel deck using ANSYS software was generated. Based on experimental and numerical data, dynamic analyses were performed, including structural modal identification and static analyses quantifying the deformations induced by the test vehicle. A linear programming algorithm was implemented by integrating ANSYS and MATLAB to perform a model updating of the developed FE model based on ambient vibration field tests. The study contributes to the understanding of the structural behavior of the orthotropic steel deck. It contributes to future research, providing a calibrated FE model of the bridge’s midspan.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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