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LucasRomanoOliveiraDeSouza_TESE.pdf3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarmo, Jake Carvalho dopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Lucas Romano Oliveira dept_BR
dc.date.accessioned2025-11-17T20:09:08Z-
dc.date.available2025-11-17T20:09:08Z-
dc.date.issued2025-11-17-
dc.date.submitted2025-01-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Lucas Romano Oliveira de. Plataforma de Treinamento Futebol - Instrumento de Avaliação e Treinamento da Tomada de Decisão em Tarefas Duplas no Futebol. 2025. 126 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/53120-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2025.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho foi realizado o desenvolvimento e validação de uma plataforma tecnológica inovadora para treinamento e avaliação de habilidades perceptivo-cognitivas em jogadores de futebol. A Plataforma de Treino busca preencher à lacuna existente, na literatura científica, de um equipamento: (a) específico para o futebol, (b) que seja de baixo custo, (c) capaz de ser utilizado em laboratório e no campo de treinamento, (d) que simule a necessidade de direcionar a atenção para mais de um estímulo visual (atenção dividida), (e) que envolva a realização de um fundamento técnico específico da modalidade (passe ou chute), e (f) que forneça, logo após a realização do teste, os parâmetros para a análise do desempenho, contribuindo para a avaliação do treinador, para o fornecimento de orientações que ampliem a eficiência, e para a reflexão do próprio jogador sobre ajustes a serem realizados. O sistema foi projetado para simular situações semelhantes de jogo, integrando percepção visual, cognição e execução motora. Composta por circuitos eletrônicos, sensores, painel temporizado e alvos, a plataforma mede variáveis como tempo de reação (TR), velocidade da bola (VB) e precisão dos chutes, em diferentes níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil) e modos de operação (constante, crescente, decrescente e randômico). Para validação da plataforma de treino (PT) com um padrão ouro (PO), verificou-se a concordância das medições das variáveis entre os sistemas, foi aplicado o Coeficiente de Correlação de Concordância de Lin (CCC), em conjunto com a análise de Bland-Altman. Nos dados da plataforma em relação a sistemas de referência, foi obtido um CCC quase perfeito r = 0,998 para o tempo de reação e CCC quase perfeito r = 0,996 para a velocidade da bola. As diferenças entre as medições dos sistemas da PT e PO foi de 13 ± 15 ms para tempo de reação e 0,1 ± 0,5 km/h para a velocidade da bola. O gráfico Bland-Altman para TR apresentou linha de tendência com r = -0,507 e p = 0,307 e para VB temos r = 0,134 e p = 0,077. Os participantes apresentaram tempos de reação e taxas de acerto que variaram conforme a complexidade das tarefas, evidenciando a influência do nível de dificuldade e do modo de acendimento do painel luminoso. A taxa média de acertos foi de 53%, sendo maior em tarefas de menor dificuldade. As discussões destacaram a eficácia da plataforma em integrar múltiplos aspectos das demandas do futebol, como a capacidade de tomada de decisão sob pressão e coordenação motora em tarefas duplas. A pesquisa reforça que a utilização de equipamentos que consideram movimentos específicos do esporte, em vez de cenários com movimentos genéricos, proporciona maior validade ecológica no treinamento e avaliação. Concluiu-se que a plataforma é uma ferramenta robusta, de baixo custo e eficaz para avaliação de habilidades técnico-táticas no futebol. Além de fornecer feedback imediato, ela promove um treinamento direcionado e adaptável às necessidades individuais, contribuindo para o aprimoramento do desempenho esportivo. A inovação proposta representa um avanço significativo no campo do treinamento esportivo, unindo tecnologia e práticas semelhantes às situações de jogo para maximizar o potencial dos atletas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePlataforma de Treinamento Futebol - instrumento de avaliação e treinamento da tomada de decisão em tarefas duplas no futebolpt_BR
dc.title.alternativeFootball Training Platform - instrument for evaluation and training of decision-making in dual-task scenarios in footballpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordTempo de reaçãopt_BR
dc.subject.keywordFutebolpt_BR
dc.subject.keywordDupla tarefapt_BR
dc.subject.keywordTreinamento esportivopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de desempenhopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoRezende, Alexandre Luiz Gonçalves dept_BR
dc.description.abstract1This study involved the development and validation of an innovative technological platform for training and assessing perceptual-cognitive skills in soccer players. The Football Training Platform aims to fill a gap in the scientific literature by providing a system that is: (a) specific to football, (b) low-cost, (c) applicable both in laboratory and field settings, (d) capable of simulating the need for divided attention towards multiple visual stimuli, (e) incorporating a specific technical skill of the sport (passing or shooting), and (f) offering immediate performance analysis parameters, aiding coaches in evaluating players, providing guidance for efficiency improvement, and allowing players to reflect on necessary adjustments. The system was designed to simulate game-like scenarios by integrating visual perception, cognition, and motor execution. Comprising electronic circuits, sensors, a timed panel, and target zones, the platform measures reaction time (RT), ball speed (BS), and shooting accuracy across different difficulty levels (easy, medium, and hard) and operational modes (constant, increasing, decreasing, and random). To validate the Training Platform (TP) against a gold standard (GS), agreement analyses between measurement systems were conducted using Lin’s Concordance Correlation Coefficient (CCC) alongside Bland-Altman analysis. The platform demonstrated near-perfect CCC values (RT: r = 0.998; BS: r = 0.996). The mean differences between TP and GS measurements were 13 ± 15 ms for RT and 0.1 ± 0.5 km/h for BS. The Bland-Altman plot for RT showed a trend line with r = -0.507, p = 0.307, and for BS, r = 0.134, p = 0.077. Participant’s reaction times and accuracy rates varied according to task complexity, highlighting the impact of difficulty level and panel lighting mode on decision-making. The overall accuracy rate was 53%, with higher success rates in less complex tasks. The findings emphasize the effectiveness of the platform in integrating multiple soccer-specific demands, such as decision-making under pressure and motor coordination in dual-task situations. The research reinforces that using sport-specific movement-based training equipment, as opposed to generic motor tasks, enhances ecological validity in skill training and assessment. The study concludes that the Football Training Platform is a robust, cost-effective, and efficient tool for evaluating technical-tactical skills in soccer. In addition to providing immediate feedback, it enables targeted and adaptable training, contributing to performance enhancement. The proposed innovation represents a significant advancement in sports training, merging technology and game-simulated practices to maximize athletes’ potential.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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