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Título : A promoção da educação ambiental : uma proposta de Sequência Didática Investigativa (SDI) para o ensino de botânica no ensino médio
Otros títulos : Promoting environmental education : a proposal for an Investigative Teaching Sequence (SDI) for teaching botany in high school
Autor : Farias, Ely de
Orientador(es):: Ferreira, Maria Fernanda Nince
Assunto:: Sequência didática investigativa
Educação ambiental
Ensino de Botânica
Currículo escolar
Ensino médio
Fecha de publicación : 17-nov-2025
Citación : FARIAS, Ely de. A promoção da educação ambiental: uma proposta de Sequência Didática Investigativa (SDI) para o ensino de botânica no ensino médio. 2025. 78 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumen : O presente trabalho de pesquisa aborda a relação entre a Botânica e o processo de ensino em Biologia. Sua finalidade é apresentar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) contextualizada para o ensino de Botânica, focada nas plantas do Cerrado. Dessa forma, optase por entender a pertinência dos estudos da Botânica do Ensino Médio, os quais possam fomentar a Educação Ambiental e examinar de que forma uma SDI pode contribuir para a compreensão e a conservação da biodiversidade vegetal, assim como a preservação de ecossistemas naturais. Considerando seus aspectos metodológicos, a pesquisa versa pelos pressupostos de uma pesquisa bibliográfica, seguindo pelo viés descritivo, indutivo e explicativo. Buscou-se realizar uma análise: a) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular do Tocantins (DCT); b) nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio – ciclo 2022-2025; c) nas provas do ENEM (período de 2019 a 2023), visando identificar as questões relacionadas aos estudos das plantas, com o intuito de compreender as orientações curriculares, os objetos de conhecimento e as questões relacionadas aos estudos das plantas. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa, em razão de sua subjetividade e da não intenção de reduzir o estudo à operacionalização de variáveis. Foram analisadas duas coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). A primeira coleção aborda alguns objetos de conhecimento relacionados às plantas integrados a outros conteúdos da Biologia. A segunda coleção traz, em um dos volumes, dois capítulos específicos da Botânica, além de tratar de assuntos sobre as plantas, também integrados a outros conhecimentos da Biologia nos demais volumes. Em relação às provas do ENEM, foram encontradas um total de onze (11) questões relacionadas à Botânica, sendo a maioria delas relacionadas à Ecologia e Evolução. Por fim, a pesquisa propôs-se fundamentar-se em estudos teórico-metodológicos nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias, mais especificamente na Biologia e na Educação, visando desenvolver melhor a proposta deste estudo.
Abstract: This research paper addresses the relationship between Botany and the Biology teaching process. Its purpose is to present an Investigative Didactic Sequence (IDS) contextualized for the teaching of Botany, focused on plants from the Cerrado. Thus, we choose to understand the relevance of Botany studies in High School, which can promote Environmental Education and examine how an IDS can contribute to the understanding and conservation of plant biodiversity, as well as the preservation of natural ecosystems. Considering its methodological aspects, the research is based on the assumptions of bibliographic research, following a descriptive, inductive and explanatory bias. We sought to carry out an analysis: a) in the National Common Curricular Base (BNCC) and in the Tocantins Curricular Document (DCT); b) in the Natural Sciences textbooks for High School – 2022-2025 cycle; c) in the ENEM exams (period from 2019 to 2023), aiming to identify questions related to plant studies, with the aim of understanding the curricular guidelines, the objects of knowledge and the questions related to plant studies. The methodological approach was qualitative in nature, due to its subjectivity and the lack of intention to reduce the study to the operationalization of variables. Two collections of textbooks on Natural Sciences and their Technologies (CNT) were analyzed. The first collection addresses some objects of knowledge related to plants integrated with other Biology content. The second collection contains, in one of the volumes, two specific chapters on Botany, in addition to dealing with subjects on plants, also integrated with other Biology knowledge in the other volumes. Regarding the ENEM exams, a total of eleven (11) questions related to Botany were found, most of them related to Ecology and Evolution. Finally, the research proposed to be based on theoretical-methodological studies in Natural Sciences and their Technologies, more specifically in Biology and Education, aiming to better develop the proposal of this study.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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