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Título: Ressurgência e reorganização de classes de equivalência : efeitos da extensão do teste e parâmetros do reforço
Autor(es): Rodegheri, Amanda Calmon Nogueira da Gama
Orientador(es): Melo, Raquel Maria de
Assunto: Ressurgência
Classes de equivalência
Reorganização de classes
Data de publicação: 13-nov-2025
Referência: RODEGHERI, Amanda Calmon Nogueira da Gama. Ressurgência e reorganização de classes de equivalência: efeitos da extensão do teste e parâmetros do reforço. 2024. 112 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Ressurgência é a recorrência de uma resposta alvo previamente reforçada e depois extinta quando se reduz ou elimina uma resposta alternativa mais recentemente reforçada. De maneira geral e semelhantemente ao procedimento de ressurgência, os estudos sobre reorganização de classes de equivalência, são compostos por três fases experimentais: (a) Fase 1 - Treino Inicial - R1 (relações diretamente treinadas e testes de formação de classes de equivalência); (b) Fase 2 - Treino da resposta alternativa - R2 (reversão de relações diretamente treinadas e testes de relações emergentes ou de reorganização de classes de equivalência); e (c) Fase 3 - Teste de ressurgência e reorganização de classes - Nessa última fase está em vigor uma condição de teste de relações emergentes para verificar se as respostas são coerentes com os treinos da Fase 1 (ressurgência), com os treinos de reversão da Fase 2 (reorganização de classes de estímulos), ou discrepantes destes dois treinos. O objetivo do Experimento 1 desse estudo foi investigar os efeitos da extinção sobre a reorganização e ressurgência das classes de equivalência. Nesta segunda fase, apenas um teste avaliou a reorganização de classes e a ressurgência. Os resultados do Experimento 1 não replicaram os de Haydu et al. (2007), Castro e Haydu (2009), Haydu e Castro (2013) e Wilson e Hayes (1996) quanto ao fenômeno de ressurgência em uma contingência de quatro termos com o procedimento de extinção. Entretanto, replicaram resultados robustos da literatura de ressurgência com contingência de três termos (Cançado et al, 2016; Lieving & Lattal, 2003). A ressurgência de relações emergentes foi estendida para um procedimento com menor quantidade de treinos e testes e classes com quatro elementos. O Experimento 2 teve como objetivo verificar o efeito da quantidade de blocos e de tentativas de teste em extinção. Foi duplicado o número de tentativas de teste para avaliar a prevalência dos efeitos de ressurgência das classes de equivalência originais, o que resultou na redução da ressurgência observada nas últimas tentativas. No Experimento 3, verificou-se o efeito de diferentes frequências do reforço sob a ressurgência das classes de equivalência originais e a reorganização de classes. A literatura indica que maiores taxas, magnitude e imediaticidade do reforço aumentam a probabilidade de ressurgência (Fisher et al., 2019; Sweeney & Shahan, 2013). Nos estudos de ressurgência e reorganização de classes (e.g., Castro & Haydu, 2009; Wilson & Hayes, 1996), a ausência de controle dessas variáveis e o elevado número de testes podem ter contribuído para a não ocorrência de ressurgência. Os resultados do Experimento 3 mostram que houve ressurgência para os quatro participantes na Condição Menor Frequência e para dois participantes na Condição Maior Frequência. Entretanto, os resultados referentes as manipulações efetuadas nas frequências de reforços foram assistemáticos entre os participantes, a despeito da ordem de exposição às condições experimentais. O presente estudo mostra-se relevante na análise do comportamento de diferentes histórias de aprendizagem sob a perspectiva analítico-comportamental e como uma história experimental pode afetar aprendizagens posteriores.
Abstract: Resurgence is the recurrence of a target response that was previously reinforced and later extinguished when a more recently reinforced alternative response is reduced or eliminated. In general, and similarly to the resurgence procedure, studies on the reorganization of equivalence classes consist of three experimental phases: (a) Phase 1 – Initial Training – R1: (directly trained relations and tests for the formation of equivalence classes); (b) Phase 2 – Alternative Response Training – R2: (reversal of directly trained relations and tests for emergent relations or reorganization of equivalence classes); and (c) Phase 3 – Test of Resurgence and Class Reorganization: In this final phase, a test condition for emergent relations is implemented to verify whether the responses are consistent with the Phase 1 training (resurgence), with the reversal training from Phase 2 (stimulus class reorganization), or discrepant from both training procedures. The objective of Experiment 1 in this study was to investigate the effects of extinction on the reorganization and resurgence of equivalence classes. In this second phase, only one test evaluated both the reorganization of classes and resurgence. The results of Experiment 1 did not replicate those of Haydu et al. (2007), Castro and Haydu (2009), Haydu and Castro (2013), and Wilson and Hayes (1996) regarding the phenomenon of resurgence in a four-term contingency using the extinction procedure. However, they did replicate robust findings in the resurgence literature with a threeterm contingency (Cançado et al., 2016; Lieving & Lattal, 2003). The resurgence of emergent relations was extended to a procedure with a smaller number of training sessions and tests, and with classes consisting of four elements. Experiment 2 aimed to examine the effect of the number of blocks and test attempts during extinction. The number of test attempts was doubled to evaluate the prevalence of resurgence effects in the original equivalence classes, which resulted in a reduction of the resurgence observed in the final attempts. In Experiment 3, the effect of different reinforcement frequencies on the resurgence of the original equivalence classes and class reorganization was examined. The literature indicates that higher rates, magnitude, and immediacy of reinforcement increase the probability of resurgence (Fisher et al., 2019; Sweeney & Shahan, 2013). In studies on resurgence and class reorganization (e.g., Castro & Haydu, 2009; Wilson & Hayes, 1996), the lack of control over these variables and the high number of tests may have contributed to the absence of resurgence. The results of Experiment 3 show that there was resurgence for all four participants in the Lower Frequency condition and for two participants in the Higher Frequency condition. However, the results concerning the manipulations of reinforcement frequencies were unsystematic among the participants, regardless of the order of exposure to the experimental conditions. The present study is relevant for the analysis of the behavior stemming from different learning histories from an analytic-behavioral perspective and for understanding how an experimental history can affect later learning.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento
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Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF),
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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