| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Melo, Raquel Maria de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Rodegheri, Amanda Calmon Nogueira da Gama | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-13T21:14:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-13T21:14:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-13 | - |
| dc.date.submitted | 2024-10-31 | - |
| dc.identifier.citation | RODEGHERI, Amanda Calmon Nogueira da Gama. Ressurgência e reorganização de classes de equivalência: efeitos da extensão do teste e parâmetros do reforço. 2024. 112 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53073 | - |
| dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Ressurgência é a recorrência de uma resposta alvo previamente reforçada e depois extinta
quando se reduz ou elimina uma resposta alternativa mais recentemente reforçada. De maneira
geral e semelhantemente ao procedimento de ressurgência, os estudos sobre reorganização de
classes de equivalência, são compostos por três fases experimentais: (a) Fase 1 - Treino Inicial
- R1 (relações diretamente treinadas e testes de formação de classes de equivalência); (b) Fase
2 - Treino da resposta alternativa - R2 (reversão de relações diretamente treinadas e testes de
relações emergentes ou de reorganização de classes de equivalência); e (c) Fase 3 - Teste de
ressurgência e reorganização de classes - Nessa última fase está em vigor uma condição de teste
de relações emergentes para verificar se as respostas são coerentes com os treinos da Fase 1
(ressurgência), com os treinos de reversão da Fase 2 (reorganização de classes de estímulos),
ou discrepantes destes dois treinos. O objetivo do Experimento 1 desse estudo foi investigar
os efeitos da extinção sobre a reorganização e ressurgência das classes de equivalência. Nesta
segunda fase, apenas um teste avaliou a reorganização de classes e a ressurgência. Os resultados
do Experimento 1 não replicaram os de Haydu et al. (2007), Castro e Haydu (2009), Haydu e
Castro (2013) e Wilson e Hayes (1996) quanto ao fenômeno de ressurgência em uma
contingência de quatro termos com o procedimento de extinção. Entretanto, replicaram
resultados robustos da literatura de ressurgência com contingência de três termos (Cançado et
al, 2016; Lieving & Lattal, 2003). A ressurgência de relações emergentes foi estendida para um
procedimento com menor quantidade de treinos e testes e classes com quatro elementos. O
Experimento 2 teve como objetivo verificar o efeito da quantidade de blocos e de tentativas de teste em extinção. Foi duplicado o número de tentativas de teste para avaliar a prevalência dos efeitos de
ressurgência das classes de equivalência originais, o que resultou na redução da ressurgência
observada nas últimas tentativas. No Experimento 3, verificou-se o efeito de diferentes
frequências do reforço sob a ressurgência das classes de equivalência originais e a
reorganização de classes. A literatura indica que maiores taxas, magnitude e imediaticidade do
reforço aumentam a probabilidade de ressurgência (Fisher et al., 2019; Sweeney & Shahan,
2013). Nos estudos de ressurgência e reorganização de classes (e.g., Castro & Haydu, 2009;
Wilson & Hayes, 1996), a ausência de controle dessas variáveis e o elevado número de testes
podem ter contribuído para a não ocorrência de ressurgência. Os resultados do Experimento 3
mostram que houve ressurgência para os quatro participantes na Condição Menor Frequência e
para dois participantes na Condição Maior Frequência. Entretanto, os resultados referentes as
manipulações efetuadas nas frequências de reforços foram assistemáticos entre os participantes,
a despeito da ordem de exposição às condições experimentais. O presente estudo mostra-se
relevante na análise do comportamento de diferentes histórias de aprendizagem sob a
perspectiva analítico-comportamental e como uma história experimental pode afetar
aprendizagens posteriores. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF), | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Ressurgência e reorganização de classes de equivalência : efeitos da extensão do teste e parâmetros do reforço | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ressurgência | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Classes de equivalência | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Reorganização de classes | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Resurgence is the recurrence of a target response that was previously reinforced and later
extinguished when a more recently reinforced alternative response is reduced or eliminated. In
general, and similarly to the resurgence procedure, studies on the reorganization of equivalence
classes consist of three experimental phases: (a) Phase 1 – Initial Training – R1: (directly trained
relations and tests for the formation of equivalence classes);
(b) Phase 2 – Alternative Response Training – R2: (reversal of directly trained relations and
tests for emergent relations or reorganization of equivalence classes); and
(c) Phase 3 – Test of Resurgence and Class Reorganization: In this final phase, a test condition
for emergent relations is implemented to verify whether the responses are consistent with the
Phase 1 training (resurgence), with the reversal training from Phase 2 (stimulus class
reorganization), or discrepant from both training procedures. The objective of Experiment 1 in
this study was to investigate the effects of extinction on the reorganization and resurgence of
equivalence classes. In this second phase, only one test evaluated both the reorganization of
classes and resurgence. The results of Experiment 1 did not replicate those of Haydu et al.
(2007), Castro and Haydu (2009), Haydu and Castro (2013), and Wilson and Hayes (1996)
regarding the phenomenon of resurgence in a four-term contingency using the extinction
procedure. However, they did replicate robust findings in the resurgence literature with a threeterm contingency (Cançado et al., 2016; Lieving & Lattal, 2003). The resurgence of emergent
relations was extended to a procedure with a smaller number of training sessions and tests, and
with classes consisting of four elements. Experiment 2 aimed to examine the effect of the number of blocks and test attempts during extinction. The number of test attempts was doubled
to evaluate the prevalence of resurgence effects in the original equivalence classes, which
resulted in a reduction of the resurgence observed in the final attempts. In Experiment 3, the
effect of different reinforcement frequencies on the resurgence of the original equivalence
classes and class reorganization was examined. The literature indicates that higher rates,
magnitude, and immediacy of reinforcement increase the probability of resurgence (Fisher et
al., 2019; Sweeney & Shahan, 2013). In studies on resurgence and class reorganization (e.g.,
Castro & Haydu, 2009; Wilson & Hayes, 1996), the lack of control over these variables and the
high number of tests may have contributed to the absence of resurgence. The results of
Experiment 3 show that there was resurgence for all four participants in the Lower Frequency
condition and for two participants in the Higher Frequency condition. However, the results
concerning the manipulations of reinforcement frequencies were unsystematic among the
participants, regardless of the order of exposure to the experimental conditions. The present
study is relevant for the analysis of the behavior stemming from different learning histories
from an analytic-behavioral perspective and for understanding how an experimental history can
affect later learning. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|