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Título: Fator de relevância estrutural como critério na tomada de decisão do gestor público para intervençoes nas OAES contempladas pelo programa de manutenção e reabilitação de estruturas-proarte
Autor(es): Barbosa, Neil Armstrong Sousa
Orientador(es): Buzar, Márcio Augusto Roma
Coorientador(es): Pantoja, João da Costa
Assunto: Infraestrutura
Segurança viária
Pontes
Corrosão
Intervenção na estrutura
Data de publicação: 13-Nov-2025
Referência: BARBOSA, Neil Armstrong Sousa. Fator de relevância estrutural como critério na tomada de decisão do gestor público para intervençoes nas OAES contempladas pelo programa de manutenção e reabilitação de estruturas-proarte. 2025. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: As pontes e os viadutos são de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade, pois integram as ruas urbanas e as rodovias, viabilizando o transporte de mercadorias e de pessoas. Um sistema de gestão de OAEs, entendido como um sistema organizacional auxiliar e de apoio à decisão, é constituído por um conjunto de atividades inter-relacionadas, voltadas ao registro e à análise de todas as informações que possam contribuir para a redução do custo total de administração dessas obras, considerando todos os aspectos envolvidos — desde o planejamento, a execução e a manutenção, até as intercorrências que eventualmente ocorram. Este trabalho apresenta a contextualização do problema, com uma retrospectiva histórica e considerações gerais sobre as principais preocupações inerentes à concepção de um sistema de gestão de pontes, bem como a forma como essas preocupações são abordadas em alguns países do mundo. São também apresentados dados sobre a situação das pontes nas rodovias federais do Brasil e do estado do Maranhão, com base em informações fornecidas pelo DNIT — Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes —, órgão responsável pelas rodovias federais no estado. Esses dados compõem um cadastro que reúne níveis variados de informação, abrangendo desde localização e dimensões em planta até resultados de inspeções, croquis, fotos, coordenadas geográficas e outras fontes complementares. A análise desses dados proporciona um maior conhecimento sobre a realidade das OAEs das rodovias federais no estado, fornece subsídios para o planejamento de um sistema de gestão de pontes mais compatível com essa realidade e direciona para a compreensão dos principais aspectos que norteiam as avaliações sobre o estado das mesmas, a partir de critérios que consideram os efeitos dos veículos, da fissuração, da corrosão das armaduras e da fadiga sobre a capacidade resistente do concreto e da armadura. A presente análise emprega-se da Norma ABNT NBR 9452:2023, que estabelece diretrizes para a inspeção, avaliação e classificação das condições das obras de arte especiais no Brasil. As técnicas modernas de engenharia oferecem soluções promissoras, incluindo modelagem computacional avançada e o uso de materiais inovadores, como fibras de carbono e resinas epóxi, que permitem reforçar as estruturas sem comprometer sua aparência ou função. No entanto, a implementação dessas soluções esbarra em desafios práticos, como a escassez de recursos e a complexidade das intervenções em estruturas em uso. Como proposta de melhoria, sugere-se a adoção de um Fator de Relevância (F), que consideraria a gravidade das patologias identificadas, a durabilidade das estruturas e os aspectos funcionais das OAEs. Essa abordagem permitiria uma alocação mais eficiente de recursos, direcionando esforços para as estruturas mais críticas. A preservação adequada dessas obras exige não apenas avanços tecnológicos, mas também um compromisso permanente com a manutenção preventiva e a gestão responsável do patrimônio infraestrutural do país.
Abstract: Bridges and overpasses are of fundamental importance to the development of society, as they connect urban streets and highways, enabling the transport of goods and people. A bridge management system (BMS), understood as an auxiliary organizational and decision-support system, consists of a set of interrelated activities aimed at recording and analyzing all information that may contribute to reducing the total administrative cost of these structures, considering all involved aspects — from planning, execution, and maintenance to eventual incidents that may arise. This work presents a contextualization of the problem, offering a historical overview and general considerations about the main concerns inherent to the design of a bridge management system, as well as how these concerns are addressed in some countries around the world. Data on the condition of bridges on federal highways in Brazil and in the state of Maranhão are also presented, based on information provided by DNIT — the National Department of Transport Infrastructure — the agency responsible for federal highways in the state. These data form a registry that gathers various levels of information, ranging from location and layout dimensions to inspection results, sketches, photographs, geographic coordinates, and other complementary sources. The analysis of these data provides greater knowledge about the current condition of bridge structures (OAEs) on federal highways in the state, offers subsidies for planning a bridge management system that is more compatible with this reality, and guides the understanding of the main aspects that underpin evaluations of their condition. These evaluations are based on criteria that consider the effects of vehicular loads, cracking, reinforcement corrosion, and fatigue on the load-bearing capacity of concrete and reinforcement. This analysis is based on ABNT NBR 9452:2023, which establishes guidelines for the inspection, evaluation, and classification of the condition of special engineering structures in Brazil. Modern engineering techniques offer promising solutions, including advanced computational modeling and the use of innovative materials such as carbon fibers and epoxy resins, which allow for structural reinforcement without compromising the appearance or function of the structures. However, the implementation of these solutions faces practical challenges, such as limited resources and the complexity of interventions on structures that remain in service. As a proposal for improvement, the adoption of a Relevance Factor (F) is suggested, which would consider the severity of identified pathologies, structural durability, and the functional aspects of bridge structures. This approach would allow for a more efficient allocation of resources, directing efforts toward the most critical structures. The proper preservation of these structures requires not only technological advances but also a permanent commitment to preventive maintenance and the responsible management of the country’s infrastructure assets.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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