http://repositorio.unb.br/handle/10482/52878| Arquivo | Tamanho | Formato | |
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| CelinaHenriquetaMatosDeHerediaNascimento_DISSERT.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Formação continuada de professores alfabetizadores: implicações dos Programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Tempo de Aprender nas práticas de leitura e escrita. |
| Autor(es): | Nascimento, Celina Henriqueta Matos de Heredia |
| Orientador(es): | Mendes, Solange Alves de Oliveira |
| Assunto: | Educação Professores alfabetizadores Alfabetização e letramento Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
| Data de publicação: | 23-out-2025 |
| Data de defesa: | 16-dez-2024 |
| Referência: | NASCIMENTO, Celina Henriqueta Matos de Heredia. Formação continuada de professores alfabetizadores: implicações dos Programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Tempo de Aprender nas práticas de leitura e escrita.. 2024. 158 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
| Resumo: | Esta pesquisa investigou, com base nas concepções de duas docentes atuantes no 1º ano do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, as implicações dos Programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e Tempo de Aprender nas práticas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita. Propôs-se a responder a seguinte questão: Quais as implicações da formação continuada vivida nos Programas de formação de alfabetização PNAIC e Tempo de Aprender para as práticas didático-pedagógicas no ensino da leitura e da escrita dos docentes atuantes no Bloco Inicial de Alfabetização? O estudo ancora-se em dois pilares fundamentais: a formação de professores e a alfabetização. Para fundamentar a pesquisa, apoiou-se em autores como Chartier (2000; 2007) para a discussão sobre saberes-fazeres docentes; Tardif (2002) e Saviani (2002; 2009) para referenciar a história e concepções da formação de professores, entre outros. Com foco na alfabetização, baseou-se em Mortatti (2004; 2010; 2012; 2021) para abordar a história dos métodos de alfabetização e em Soares (2008; 2010; 2017; 2021), Leal (2012; 2019) e Morais (2012; 2019), que discutem alfabetização e letramento, entre outros autores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (André, 2005), considerando sua natureza interpretativa. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada com duas professoras atuantes no 1º ano do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, em 2024. Para a análise dos dados, o estudo utilizou a Análise de Conteúdo Temática de Bardin (2020) e Franco (2021). Os resultados apontaram que, mesmo com concepções epistemológicas distintas, as professoras, em uma coerência pragmática, utilizam pressupostos de ambos os Programas. Como contribuições relevantes do PNAIC, destacaramse os gêneros textuais, a leitura deleite e os modelos de planejamento (sequências e projetos didáticos). No caso do Tempo de Aprender, as videoaulas foram consideradas importantes para a orientação de algumas situações didáticas. No que se refere aos eixos do ensino da língua, o maior investimento foi no eixo da análise linguística e na leitura de textos, considerando a necessidade da apropriação do sistema de escrita alfabética ao final do primeiro ano. A metodologia do Tempo de Aprender foi avaliada pelas professoras como mais adequada ao processo inicial de alfabetização. Com relação às práticas avaliativas, observou-se uma aproximação com a perspectiva formativa, alinhada aos pressupostos do PNAIC. No eixo da heterogeneidade, as professoras indicaram diferentes arranjos didáticos e pedagógicos para atender às hipóteses de escrita dos/as estudantes. Quanto aos recursos e materiais disponibilizados, as professoras demonstraram ter feito uso dos recursos do Tempo de Aprender, no entanto, no período da pesquisa, relataram a utilização frequente dos jogos do PNAIC. Em síntese, os pressupostos de ambos os Programas estavam presentes nas práticas das professoras, com o objetivo de atender às singularidades de aprendizagem dos/as estudantes. |
| Abstract: | This research investigated the implications of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) and Time to Learn (Tempo de Aprender) programs for teaching reading and writing, based on the conceptions of two teachers working in the first year of elementary school at the Federal District State Department of Education. It set out to answer the following question: What are the implications of the continuing education experienced in the literacy training programs PNAIC and Tempo de Aprender for the didactic-pedagogical practices in the teaching of reading and writing of teachers working in the Initial Literacy Block? The study is based on two fundamental pillars: teacher training and literacy. To support the research, it relies on authors such as Chartier (2000; 2007) to discuss teacher know-how; Tardif (2002) and Saviani (2002,2009) to refer to the history and conceptions of teacher training, among others. With a focus on literacy, it was based on Mortatti (2004; 2010, 2012; 2021) to address the history of literacy methods and Soares (2008; 2010; 2017; 2021), Leal (2012,2019), Morais (2012; 2019) who debate literacy and literacy, as well as other authors. This is a qualitative study (André, 2005), given its interpretative nature. The research instrument used was a semi-structured interview with two teachers from the Federal District State Department of Education, in 2024, working in the first year of elementary school. To analyze the data, the study used the Thematic Content Analysis of Bardin (2020) and Franco (2021). The results of the analysis showed that, even with different epistemological conceptions, the teachers use the assumptions of the two programs in a pragmatic coherence. Textual genres, pleasure reading and planning models (sequences and didactic projects) were identified as relevant contributions from PNAIC. As for Tempo de Aprender, the video lessons were considered important for guiding some teaching situations. With regard to the axes of language teaching, the greatest investment was in the axis of linguistic analysis and reading texts, considering the need for appropriation of the alphabetic writing system by the end of the first year. The Time to Learn methodology was considered by the teachers surveyed to be more suitable for the initial literacy process. With regard to assessment practices, we observed an approximation with the formative perspective, coming closer to the assumptions defended by PNAIC. In terms of heterogeneity, they pointed to different didactic and pedagogical arrangements in order to meet the writing hypotheses. As for the resources and materials made available, the teachers showed that they had used the Tempo de Aprender resources, but during the research period, they reported frequent use of the PNAIC games. In summary, the assumptions of both programs were present in the teachers' practice, with the argument of reaching the singularities of the students' learning. |
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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