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Título: Educação em e para os Direitos Humanos : a construção da cidadania a partir do método controversial de Abraham Magendzo
Autor(es): Gonzalez, Daniele Silva da Silva
Orientador(es): Sousa, Nair Heloisa Bicalho de
Assunto: Direitos humanos
Educação em Direitos humanos
Teoria crítica
Controversialidade
Método dialógico
Data de publicação: 22-Out-2025
Referência: GONZALEZ, Daniele Silva da Silva. Educação em e para os Direitos Humanos: a construção da cidadania a partir do método controversial de Abraham Magendzo. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este estudo objetiva o aprofundamento e aplicação do método controversial de Abraham Magendzo, partindo de uma perspectiva crítica de direitos humanos (DH) e de educação em e para os direitos humanos (EDH). O objetivo geral da pesquisa é investigar a abordagem metodológica controversial de Abraham Magendzo, tendo em vista compreender os limites e possibilidades desta abordagem junto a estudantes de graduação de uma universidade pública do Distrito Federal. Além disso, possui como objetivos específicos pesquisar a relação entre a abordagem metodológica controversial de Abraham Magendzo e a teoria crítica dos direitos humanos, compreender a abordagem pedagógica controversial em educação em direitos humanos de Abraham Magendzo articulada com as propostas de outros autores da educação em direitos humanos, além de realizar discussões sobre temas controversiais propostos por Magendzo junto aos estudantes de graduação de uma universidade pública do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa-ação (Thiollent, 2014; Tripp, 2005), implementada por meio de 4 (quatro) oficinas pedagógicas de direitos humanos utilizando o método controversial de Abraham Magendzo. Os resultados obtidos nas oficinas revelaram que os/as estudantes foram assimiliando gradativamente o método controversial, criando um ambiente cordial e empático com uma escuta ativa de modo a configurar um perfil de educação democrática.
Abstract: This study aims to deepen and apply Abraham Magendzo controversial method, based on a critical perspective of human rights (HR) and education in and for human rights (EHR). The general objective of the research is to investigate Abraham Magendzo controversial methodological approach, with a view to understanding the limits and possibilities of this approach with undergraduate students at a public university in the Federal District. In addition, it has as specific objectives to research the relationship between Abraham Magendzo controversial methodological approach and the critical theory of human rights, to understand Abraham Magendzo controversial pedagogical approach in human rights education articulated with the proposals of other authors in human rights education, in addition to holding discussions on controversial topics proposed by Magendzo with undergraduate students at a public university in the Federal District. This is an action research (Thiollent, 2014; Tripp, 2005), implemented through 4 (four) pedagogical workshops on human rights using Abraham Magendzo controversial method. The results obtained in the workshops revealed that the students gradually assimilated the controversial method, creating a cordial and empathetic environment with active listening in order to configure a democratic education profile.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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