| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Sousa, Nair Heloisa Bicalho de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Gonzalez, Daniele Silva da Silva | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-22T20:16:02Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-22T20:16:02Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-22 | - |
| dc.date.submitted | 2025-04-25 | - |
| dc.identifier.citation | GONZALEZ, Daniele Silva da Silva. Educação em e para os Direitos Humanos: a construção da cidadania a partir do método controversial de Abraham Magendzo. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52856 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este estudo objetiva o aprofundamento e aplicação do método controversial
de Abraham Magendzo, partindo de uma perspectiva crítica de direitos humanos
(DH) e de educação em e para os direitos humanos (EDH). O objetivo geral da
pesquisa é investigar a abordagem metodológica controversial de Abraham
Magendzo, tendo em vista compreender os limites e possibilidades desta
abordagem junto a estudantes de graduação de uma universidade pública do
Distrito Federal. Além disso, possui como objetivos específicos pesquisar a relação
entre a abordagem metodológica controversial de Abraham Magendzo e a teoria
crítica dos direitos humanos, compreender a abordagem pedagógica controversial
em educação em direitos humanos de Abraham Magendzo articulada com as
propostas de outros autores da educação em direitos humanos, além de realizar
discussões sobre temas controversiais propostos por Magendzo junto aos
estudantes de graduação de uma universidade pública do Distrito Federal.
Trata-se de uma pesquisa-ação (Thiollent, 2014; Tripp, 2005),
implementada por meio de 4 (quatro) oficinas pedagógicas de direitos humanos
utilizando o método controversial de Abraham Magendzo. Os resultados obtidos
nas oficinas revelaram que os/as estudantes foram assimiliando gradativamente o
método controversial, criando um ambiente cordial e empático com uma escuta
ativa de modo a configurar um perfil de educação democrática. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Educação em e para os Direitos Humanos : a construção da cidadania a partir do método controversial de Abraham Magendzo | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação em Direitos humanos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Teoria crítica | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Controversialidade | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Método dialógico | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This study aims to deepen and apply Abraham Magendzo controversial method,
based on a critical perspective of human rights (HR) and education in and for human
rights (EHR). The general objective of the research is to investigate Abraham
Magendzo controversial methodological approach, with a view to understanding the
limits and possibilities of this approach with undergraduate students at a public
university in the Federal District. In addition, it has as specific objectives to research
the relationship between Abraham Magendzo controversial methodological
approach and the critical theory of human rights, to understand Abraham Magendzo
controversial pedagogical approach in human rights education articulated with the
proposals of other authors in human rights education, in addition to holding
discussions on controversial topics proposed by Magendzo with undergraduate
students at a public university in the Federal District. This is an action research
(Thiollent, 2014; Tripp, 2005), implemented through 4 (four) pedagogical workshops
on human rights using Abraham Magendzo controversial method. The results
obtained in the workshops revealed that the students gradually assimilated the
controversial method, creating a cordial and empathetic environment with active
listening in order to configure a democratic education profile. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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