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Título: A promoção da cidadania nas ruas : "Defensoras Populares (DPE/GO)" e a práxis da educação crítica e popular em direitos humanos das mulheres para além dos muros institucionais
Autor(es): Fitas, Isabella Silva
Orientador(es): Sousa Junior, José Geraldo de
Assunto: Cidadania de gênero
Defensoras populares
Educação popular
Pluralismo jurídico
Direitos humanos
Data de publicação: 22-out-2025
Referência: FITAS, Isabella Silva. A promoção da cidadania nas ruas: "Defensoras Populares (DPE/GO)" e a práxis da educação crítica e popular em direitos humanos das mulheres para além dos muros institucionais. 2024. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Essa dissertação é fruto da investigação do Curso ‘‘Defensoras Populares (DPE/GO)’’ realizado em Goiânia (GO), o qual teve foco a capacitação de mulheres em direitos humanos de gênero. Nesse estudo foi construído um caminho de reflexão da práxis pela Educação Popular em Direitos Humanos, a luz da teoria crítica ‘‘O Direito Achado na Rua’’, de forma decolonial, horizontal e feminista. Inicialmente, levantou-se a hipótese de que a promoção de uma Educação Popular em Direitos Humanos possui o condão de emancipar as mulheres oprimidas e marginalizadas. O trabalho teve como objetivo geral: conhecer o potencial disruptivo da Educação Popular de direitos humanos e de gênero para o exercício da cidadania, por meio do estudo de caso, de partícipes do curso ‘‘Defensoras Populares (DPE/GO)’’. Já os objetivos específicos incluíram: desenvolver pesquisa empírica, a fim de conhecer as subjetividades de diferentes opressões e para compreender o materialismo histórico pertinente às sujeitas envolvidas; demonstrar, a partir de lentes contra hegemônicas, decoloniais e de interseccionalidade feministas, a historicidade crítica dos direitos humanos, que envolvem o gênero; bem como, refletir, à luz do Direito Achado na Rua, as práxis desenvolvidas, no “Curso Defensoras Populares (DPE/GO)’’, para emancipação e rompimento de subcidadania. A fim de fundamentar a pesquisa, os estudos foram baseados nas teorias de autores prestigiados como José Geraldo de Sousa Júnior, Pedro Demo, Roberto Lyra Filho, Marilena Chauí, Paulo Freire e outros essencialmente relevantes. Com a realização do Estudo de Caso, sob análise com o método da Hermenêutica de Profundidade, foi possível concluir que o Curso ‘‘Defensoras Populares (DPE/GO)’’, revelou para as cursistas uma realidade de direitos de gênero que elas não conheciam. Ademais, instigou, nestas mulheres, o interesse em continuar aprendendo sobre Direitos Humanos. Embora o Curso ‘‘Defensoras Populares (DPE/GO)’’ não tenha promovido a efetiva libertação das sujeitas participantes (considerando que essas mulheres ainda ocupam a mesma classe social e enfrentam as opressões interseccionais) conseguiu, através da promoção da Educação Popular disruptiva, despertá-las para a realidade capitalista e patriarcal, na qual estão inseridas e, ainda, incentivou a disseminação do conhecimento popular nos ambientes em geral.
Abstract: This dissertation is the result of research carried out by the “Defensoras Populare Course (DPE/GO)’’ held in Goiânia (GO), which focused on training women in gender-related human rights. A path of reflection on the praxis of popular education in human rights was constructed in light of the critical theory “O Direito Achado Na Rua”, in a decolonial, horizontal and feminist way. Initially, the hypothesis was raised that promoting popular education in gender-related human rights has the power to emancipate oppressed and marginalized women. The work had the general objective of: understanding the disruptive potential of popular education in human rights and gender for the exercise of citizenship, through a case study of participants in the “Defensoras Populare course (DPE/GO)’’. The specific objectives included: developing empirical research in order to understand the subjectivities of different oppressions and to understand the historical materialism pertinent to the subjects involved; demonstrate, from counter-hegemonic, decolonial and feminist intersectionality lenses, the critical historicity of human rights, which involve gender; demonstrate decolonial popular education and its disruptive and critical character; as well as, reflect, in the light of the Law Found on the Street, the praxis developed, in the “Defensoras Populares(DPE/GO)’’, for emancipation and breaking of sub-citizenship. In order to support the research, the studies were based on the theories of renowned authors such as José Geraldo de Sousa Júnior, Pedro Demo, Roberto Lyra Filho, Kimberle Crenshaw, Lelia Gonzalez, Djamila Ribeiro, Marilena Chauí, Paulo Freire, and other essentially relevant ones. With the empirical research, it was possible to conclude that the “Defensoras Populares (DPE/GO)” revealed to the students a reality of gender rights that they were not aware of. Furthermore, it instigated in these women an interest in continuing to learn about human rights. Although the Course did not promote the effective liberation of women managed, through the promotion of popular education, to awaken them to the capitalist and patriarchal reality in which they are inserted.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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