| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
| dc.contributor.advisor | Sousa Junior, José Geraldo de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Fitas, Isabella Silva | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-22T20:16:00Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-22T20:16:00Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-22 | - |
| dc.date.submitted | 2024-11-07 | - |
| dc.identifier.citation | FITAS, Isabella Silva. A promoção da cidadania nas ruas: "Defensoras Populares (DPE/GO)" e a práxis da educação crítica e popular em direitos humanos das mulheres para além dos muros institucionais. 2024. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52853 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Essa dissertação é fruto da investigação do Curso ‘‘Defensoras Populares (DPE/GO)’’
realizado em Goiânia (GO), o qual teve foco a capacitação de mulheres em direitos
humanos de gênero. Nesse estudo foi construído um caminho de reflexão da práxis pela
Educação Popular em Direitos Humanos, a luz da teoria crítica ‘‘O Direito Achado na
Rua’’, de forma decolonial, horizontal e feminista. Inicialmente, levantou-se a hipótese
de que a promoção de uma Educação Popular em Direitos Humanos possui o condão de
emancipar as mulheres oprimidas e marginalizadas. O trabalho teve como objetivo geral:
conhecer o potencial disruptivo da Educação Popular de direitos humanos e de gênero
para o exercício da cidadania, por meio do estudo de caso, de partícipes do curso
‘‘Defensoras Populares (DPE/GO)’’. Já os objetivos específicos incluíram: desenvolver
pesquisa empírica, a fim de conhecer as subjetividades de diferentes opressões e para
compreender o materialismo histórico pertinente às sujeitas envolvidas; demonstrar, a
partir de lentes contra hegemônicas, decoloniais e de interseccionalidade feministas, a
historicidade crítica dos direitos humanos, que envolvem o gênero; bem como, refletir, à
luz do Direito Achado na Rua, as práxis desenvolvidas, no “Curso Defensoras Populares
(DPE/GO)’’, para emancipação e rompimento de subcidadania. A fim de fundamentar a
pesquisa, os estudos foram baseados nas teorias de autores prestigiados como José
Geraldo de Sousa Júnior, Pedro Demo, Roberto Lyra Filho, Marilena Chauí, Paulo Freire
e outros essencialmente relevantes. Com a realização do Estudo de Caso, sob análise com
o método da Hermenêutica de Profundidade, foi possível concluir que o Curso
‘‘Defensoras Populares (DPE/GO)’’, revelou para as cursistas uma realidade de direitos
de gênero que elas não conheciam. Ademais, instigou, nestas mulheres, o interesse em
continuar aprendendo sobre Direitos Humanos. Embora o Curso ‘‘Defensoras Populares
(DPE/GO)’’ não tenha promovido a efetiva libertação das sujeitas participantes
(considerando que essas mulheres ainda ocupam a mesma classe social e enfrentam as
opressões interseccionais) conseguiu, através da promoção da Educação Popular
disruptiva, despertá-las para a realidade capitalista e patriarcal, na qual estão inseridas e,
ainda, incentivou a disseminação do conhecimento popular nos ambientes em geral. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A promoção da cidadania nas ruas : "Defensoras Populares (DPE/GO)" e a práxis da educação crítica e popular em direitos humanos das mulheres para além dos muros institucionais | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Cidadania de gênero | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Defensoras populares | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação popular | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Pluralismo jurídico | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This dissertation is the result of research carried out by the “Defensoras Populare Course
(DPE/GO)’’ held in Goiânia (GO), which focused on training women in gender-related
human rights. A path of reflection on the praxis of popular education in human rights was
constructed in light of the critical theory “O Direito Achado Na Rua”, in a decolonial,
horizontal and feminist way. Initially, the hypothesis was raised that promoting popular
education in gender-related human rights has the power to emancipate oppressed and
marginalized women. The work had the general objective of: understanding the disruptive
potential of popular education in human rights and gender for the exercise of citizenship,
through a case study of participants in the “Defensoras Populare course (DPE/GO)’’. The
specific objectives included: developing empirical research in order to understand the
subjectivities of different oppressions and to understand the historical materialism
pertinent to the subjects involved; demonstrate, from counter-hegemonic, decolonial and
feminist intersectionality lenses, the critical historicity of human rights, which involve
gender; demonstrate decolonial popular education and its disruptive and critical character;
as well as, reflect, in the light of the Law Found on the Street, the praxis developed, in the
“Defensoras Populares(DPE/GO)’’, for emancipation and breaking of sub-citizenship. In
order to support the research, the studies were based on the theories of renowned authors
such as José Geraldo de Sousa Júnior, Pedro Demo, Roberto Lyra Filho, Kimberle
Crenshaw, Lelia Gonzalez, Djamila Ribeiro, Marilena Chauí, Paulo Freire, and other
essentially relevant ones. With the empirical research, it was possible to conclude that the
“Defensoras Populares (DPE/GO)” revealed to the students a reality of gender rights that
they were not aware of. Furthermore, it instigated in these women an interest in continuing
to learn about human rights. Although the Course did not promote the effective liberation
of women managed, through the promotion of popular education, to awaken them to the
capitalist and patriarchal reality in which they are inserted. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|