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Título: Planejamento e execução orçamentária dos investimentos em infraestrutura do Distrito Federal - uma análise dos Planos Plurianuais de 2012 a 2023
Autor(es): Oliveira, André Moreira
Orientador(es): Vieira, Eduardo Tadeu
Assunto: Orçamento público - Brasil
Plano plurianual - Brasil
Execução orçamentária
Infraestrutura (Economia)
Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 21-out-2025
Referência: OLIVEIRA, Andre Moreira. Planejamento e execução orçamentária dos investimentos em infraestrutura do Distrito Federal - Uma análise dos Planos Plurianuais de 2012 a 2023. 2025. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Governança e Inovação em Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O Brasil, assim como outros países da América Latina, apresenta déficit em infraestrutura básica. Os gastos públicos em infraestrutura são reconhecidamente considerados como indutores de desenvolvimento local. Entretanto, para o gasto público ser eficiente e efetivo, deve obedecer a um processo de planejamento que contenha objetivos estratégicos. No contexto brasileiro, a União, os estados e os municípios devem consubstanciar em lei os respectivos instrumentos de planejamento, a saber: Lei do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Este trabalho propõe uma análise da execução orçamentária dos programas relacionados à infraestrutura planejados pelo Governo do Distrito Federal no período de 2012 a 2023 com a utilização de técnicas da estatística inferencial. O teste de Shapiro-Wilk foi aplicado na diferença entre os valores previstos e executados para avaliar a normalidade das curvas e orientar a aplicação dos testes subsequentes. O teste de Wilcoxon pareado foi utilizado para identificar se existem diferenças estatisticamente relevantes entre os valores planejados e os valores executados dos programas de infraestrutura constantes nos PPA. A aplicação do coeficiente de determinação se destinou a explicar em que medida os valores executados são explicados pelos valores planejados. A análise de variância do teste de Levene intentou identificar diferenças significativas das variâncias entre os valores previstos e executados de cada um dos três Planos Plurianuais do período de 2012 a 2023. A escolha da temática de infraestrutura justifica-se por três principais motivos: pela identificada necessidade de investimentos; por possuir grande potencial de desenvolvimento local; e por ser um gasto tido como orçamentariamente discricionário. Por sua vez, o Distrito Federal foi a opção escolhida por acumular competências constitucionais de estado e município, o que permite uma ampliação do alcance da ação pública, condição ímpar no contexto nacional. Considerando a relevância do investimento público em infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social, entende-se que as ferramentas de accountability e transparência desse gasto necessitam de atenção, acompanhamento e aprimoramento. Os resultados obtidos para os três Planos Plurianuais do período apresentaram um grau de execução de 43,3% para o PPA iniciado em 2012, 30,55% para o iniciado em 2016 e 53,82% para o PPA com início em 2019. O teste de Shapiro-Wilk foi aplicado nos valores das diferenças entre os valores executados e indicou pela não normalidade da curva, com uma forte presença de valores não executados e ocorrência de altas diferenças. A aplicação do teste de Wilcoxon pareado nos valores previstos e executados indicou uma diferença estatisticamente significante entre os dois conjuntos de dados. O teste de Levene indicou diferenças estatísticas entre a variância dos valores previstos e executados para os PPA´s de 2012-2015 e 2016-2019, e indicou que a variância da previsão e execução dos projetos de infraestrutura são estatisticamente homogêneas para o PPA 2020- 2023, o que pode ser considerado como um indício de melhora do planejamento governamental. O produto técnico-tecnológico decorrente deste trabalho é um decreto do Poder Executivo distrital que amplia o controle social e reforça a governança dos recursos públicos dando mais transparência aos gastos públicos de infraestrutura no Distrito Federal.
Abstract: Brazil, like other Latin American countries, faces a deficit in basic infrastructure. Public infrastructure spending is widely recognized as a driver of local development. However, for public expenditure to be efficient and effective, it must follow a planning process based on strategic objectives. In the Brazilian context, the federal government, states, and municipalities must formalize their planning instruments in law, namely: the Multi-Year Plan (PPA), the Budget Guidelines Law (LDO), and the Annual Budget Law (LOA). This study proposes an analysis of the budget execution of infrastructure-related programs planned by the Government of the Federal District between 2012 and 2023, using inferential statistical techniques. The Shapiro-Wilk test was applied to the differences between planned and executed values to assess the normality of the distributions and to guide the application of subsequent tests. The paired Wilcoxon test was used to identify whether statistically significant differences exist between the planned and executed values of infrastructure programs included in the PPAs. The coefficient of determination was used to assess the extent to which executed values can be explained by planned values. Levene’s variance analysis was applied to identify significant differences in variance between the planned and executed values of each of the three MultiYear Plans covering the 2012–2023 period. The choice of infrastructure as the research theme is justified by three main reasons: the recognized need for investment; its high potential for promoting local development; and its classification as a discretionary budget expenditure. The Federal District was selected as the object of study because it holds both state and municipal constitutional responsibilities, which allows for broader public action—an exceptional condition in the national context. Given the relevance of public infrastructure investment for economic and social development, it is understood that the accountability and transparency mechanisms for such expenditure require greater attention, monitoring, and improvement. The results obtained for the three Multi-Year Plans indicate execution rates of 43.3% for the 2012 plan, 30.55% for the 2016 plan, and 53.82% for the 2019 plan. The Shapiro-Wilk test confirmed non-normality in the distribution of differences between planned and executed values, with a significant number of unexecuted items and high variation. The paired Wilcoxon test showed a statistically significant difference between planned and executed values. Levene’s test indicated statistically significant differences in variance for the 2012–2015 and 2016–2019 PPAs, while the 2020–2023 PPA presented statistically homogeneous variance between planning and execution, which may suggest an improvement in government planning. The technicaltechnological product proposed by this study is a draft decree by the Executive Branch of the Federal District that aims to strengthen social control and enhance public resource governance by increasing the transparency of infrastructure-related public spending.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Universidade de Brasília, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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