| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Vieira, Eduardo Tadeu | pt_BR |
| dc.contributor.author | Oliveira, André Moreira | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-21T19:43:22Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-21T19:43:22Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-21 | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-23 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Andre Moreira. Planejamento e execução orçamentária dos investimentos em infraestrutura do Distrito Federal - Uma análise dos Planos Plurianuais de 2012 a 2023. 2025. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Governança e Inovação em Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52809 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Universidade de Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O Brasil, assim como outros países da América Latina, apresenta déficit em infraestrutura
básica. Os gastos públicos em infraestrutura são reconhecidamente considerados como
indutores de desenvolvimento local. Entretanto, para o gasto público ser eficiente e efetivo,
deve obedecer a um processo de planejamento que contenha objetivos estratégicos. No contexto
brasileiro, a União, os estados e os municípios devem consubstanciar em lei os respectivos
instrumentos de planejamento, a saber: Lei do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes
Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Este trabalho propõe uma análise da
execução orçamentária dos programas relacionados à infraestrutura planejados pelo Governo
do Distrito Federal no período de 2012 a 2023 com a utilização de técnicas da estatística
inferencial. O teste de Shapiro-Wilk foi aplicado na diferença entre os valores previstos e
executados para avaliar a normalidade das curvas e orientar a aplicação dos testes subsequentes.
O teste de Wilcoxon pareado foi utilizado para identificar se existem diferenças estatisticamente
relevantes entre os valores planejados e os valores executados dos programas de infraestrutura
constantes nos PPA. A aplicação do coeficiente de determinação se destinou a explicar em que
medida os valores executados são explicados pelos valores planejados. A análise de variância
do teste de Levene intentou identificar diferenças significativas das variâncias entre os valores
previstos e executados de cada um dos três Planos Plurianuais do período de 2012 a 2023. A
escolha da temática de infraestrutura justifica-se por três principais motivos: pela identificada
necessidade de investimentos; por possuir grande potencial de desenvolvimento local; e por ser
um gasto tido como orçamentariamente discricionário. Por sua vez, o Distrito Federal foi a
opção escolhida por acumular competências constitucionais de estado e município, o que
permite uma ampliação do alcance da ação pública, condição ímpar no contexto nacional.
Considerando a relevância do investimento público em infraestrutura para o desenvolvimento
econômico e social, entende-se que as ferramentas de accountability e transparência desse gasto
necessitam de atenção, acompanhamento e aprimoramento. Os resultados obtidos para os três
Planos Plurianuais do período apresentaram um grau de execução de 43,3% para o PPA iniciado
em 2012, 30,55% para o iniciado em 2016 e 53,82% para o PPA com início em 2019. O teste
de Shapiro-Wilk foi aplicado nos valores das diferenças entre os valores executados e indicou
pela não normalidade da curva, com uma forte presença de valores não executados e ocorrência
de altas diferenças. A aplicação do teste de Wilcoxon pareado nos valores previstos e
executados indicou uma diferença estatisticamente significante entre os dois conjuntos de
dados. O teste de Levene indicou diferenças estatísticas entre a variância dos valores previstos
e executados para os PPA´s de 2012-2015 e 2016-2019, e indicou que a variância da previsão
e execução dos projetos de infraestrutura são estatisticamente homogêneas para o PPA 2020-
2023, o que pode ser considerado como um indício de melhora do planejamento governamental.
O produto técnico-tecnológico decorrente deste trabalho é um decreto do Poder Executivo
distrital que amplia o controle social e reforça a governança dos recursos públicos dando mais
transparência aos gastos públicos de infraestrutura no Distrito Federal. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Planejamento e execução orçamentária dos investimentos em infraestrutura do Distrito Federal - uma análise dos Planos Plurianuais de 2012 a 2023 | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Orçamento público - Brasil | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Plano plurianual - Brasil | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Execução orçamentária | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Infraestrutura (Economia) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Brazil, like other Latin American countries, faces a deficit in basic infrastructure. Public
infrastructure spending is widely recognized as a driver of local development. However, for
public expenditure to be efficient and effective, it must follow a planning process based on
strategic objectives. In the Brazilian context, the federal government, states, and municipalities
must formalize their planning instruments in law, namely: the Multi-Year Plan (PPA), the
Budget Guidelines Law (LDO), and the Annual Budget Law (LOA). This study proposes an
analysis of the budget execution of infrastructure-related programs planned by the Government
of the Federal District between 2012 and 2023, using inferential statistical techniques. The
Shapiro-Wilk test was applied to the differences between planned and executed values to assess
the normality of the distributions and to guide the application of subsequent tests. The paired
Wilcoxon test was used to identify whether statistically significant differences exist between
the planned and executed values of infrastructure programs included in the PPAs. The
coefficient of determination was used to assess the extent to which executed values can be
explained by planned values. Levene’s variance analysis was applied to identify significant
differences in variance between the planned and executed values of each of the three MultiYear Plans covering the 2012–2023 period. The choice of infrastructure as the research theme
is justified by three main reasons: the recognized need for investment; its high potential for
promoting local development; and its classification as a discretionary budget expenditure. The
Federal District was selected as the object of study because it holds both state and municipal
constitutional responsibilities, which allows for broader public action—an exceptional
condition in the national context. Given the relevance of public infrastructure investment for
economic and social development, it is understood that the accountability and transparency
mechanisms for such expenditure require greater attention, monitoring, and improvement. The
results obtained for the three Multi-Year Plans indicate execution rates of 43.3% for the 2012
plan, 30.55% for the 2016 plan, and 53.82% for the 2019 plan. The Shapiro-Wilk test confirmed
non-normality in the distribution of differences between planned and executed values, with a
significant number of unexecuted items and high variation. The paired Wilcoxon test showed a
statistically significant difference between planned and executed values. Levene’s test indicated
statistically significant differences in variance for the 2012–2015 and 2016–2019 PPAs, while
the 2020–2023 PPA presented statistically homogeneous variance between planning and
execution, which may suggest an improvement in government planning. The technicaltechnological product proposed by this study is a draft decree by the Executive Branch of the
Federal District that aims to strengthen social control and enhance public resource governance
by increasing the transparency of infrastructure-related public spending. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|