| Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
| dc.contributor.advisor | Leal, Maria Lucia Pinto | - |
| dc.contributor.author | Sena, Flávia Mendes de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-21T12:20:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-21T12:20:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-21 | - |
| dc.date.submitted | 2025-05-29 | - |
| dc.identifier.citation | SENA, Flávia Mendes de. A promoção da participação social de crianças: um estudo sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 2025. 182 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52802 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa de mestrado investiga como se dá a promoção da participação social
de crianças na faixa etária de 06 a 11 anos dentro do Serviço de Convivência e
Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviço inserido na Proteção Social Básica da
Política Nacional de Assistência Social (PNAS). A análise buscou compreender as
estratégias e as ações desenvolvidas para fomentar a participação infantil, bem como os
discursos que as fundamentam, valorizando as subjetividades e os contextos específicos
dos atores envolvidos: crianças usuárias do serviço e os educadores que executam a
política na ponta. Para tanto, foram definidos objetivos específicos que incluem revisão
teórica sobre o direito à participação social de crianças e o direito à convivência familiar
e comunitária; investigação das concepções históricas e sociais acerca da infância, em
diálogo com a sociologia da infância contemporânea, privilegiando uma abordagem
interseccional, na qual os atravessamentos de classe, raça e gênero são considerados;
revisão panorâmica dos avanços legais no âmbito jurídico e político para proteção da
criança no Brasil nas políticas sociais para infância com foco no SCFV. A pesquisa
abordou o tema privilegiando a perspectivas das próprias crianças, considerando-as como
sujeitos sociais e culturais com saberes e opiniões próprios e relevantes para as políticas
que lhes são destinadas. A metodologia adotada caracterizou-se pela revisão teórica dos
principais temas e pesquisas de campo com escuta das crianças e dos educadores sociais
com instrumentais próprios para cada grupo. A análise de dados foi realizada buscando
um paralelo constante entre as falas e as experiências de crianças e educadores,
possibilitando a triangulação de dados e conferindo maior confiabilidade aos resultados.
A abordagem multidisciplinar foi imprescindível ante a complexidade da temática, que
converge política de assistência social, historicidade dos sujeitos e as particularidades das
experiências infantis. A importância desta pesquisa reside na sua capacidade de lançar
luz sobre a efetiva promoção da participação social de crianças em um serviço que se
propõe a fortalecer vínculos e a garantir direitos. Esta pesquisa visa, ainda, a fomentar
reflexões que possam fortalecer o protagonismo infantil e a construção de uma cidadania
plena para as crianças atendidas pela política de assistência social. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A promoção da participação social de crianças : um estudo sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Participação social | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Convivência familiar | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Direitos sociais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Proteção social | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.contributor.advisorco | Bezerra, Neiara de Morais | - |
| dc.description.abstract1 | This master's research investigates the promotion of social participation of children aged
6 to 11 within the scope of the Service of Coexistence and Strengthening of Bonds
(SCFV), a service integrated into the Basic Social Protection of the National Social
Assistance Policy (PNAS). The analysis seeks to understand the strategies and actions
developed to foster children's participation, as well as the discourses that underpin them,
valuing the subjectivities and specific contexts of the actors involved: children who use
the service and the educators who implement the policy at the frontline. To this end,
specific objectives were defined, including: a theoretical review on the right to social
participation of children and the right to family and community coexistence; an
investigation of the historical and social conceptions of childhood in dialogue with
contemporary approaches of the sociology of childhood in an intersectional approach,
considering the intersections of class, race, and gender; a panoramic review of legal
advancements in the legal and political spheres for the protection of children in Brazil,
focusing on social policies for childhood with a focus on the SCFV. The research
recognizes the importance of addressing the theme from the perspectives of the children
themselves, considering them as social and cultural subjects with knowledge and opinions
relevant to the policies intended for them. The methodology adopted was characterized
by a theoretical review of the main themes and field research involving listening to
children and social educators with specific instruments for each group. The data analysis
was carried out seeking a constant parallel between the statements and experiences of
children and educators, enabling data triangulation and conferring greater reliability to
the results. The multidisciplinary approach proved essential to explore the complexity of
the theme, which converges social assistance policy, the historicity of the subjects, and
the particularities of children's experiences. The importance of this research lies in its
ability to shed light on the effective promotion of children's social participation in a
service that aims to strengthen bonds and guarantee rights. This research also aims to
foster reflections that can strengthen children's protagonism and the construction of full
citizenship for the children served by the social assistance policy. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude | pt_BR |
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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