http://repositorio.unb.br/handle/10482/52801| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_FlaviaEvangelistaDeSouzaSoares_DISSERT.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Políticas públicas educacionais para as relações étnico-raciais no Distrito Federal : o olhar das orientadoras educacionais |
| Autor(es): | Soares, Flávia Evangelista de Souza |
| Orientador(es): | Souza, Tatiana Yokoy de |
| Assunto: | Relações étnico-raciais Orientadores educacionais Política educacional - Distrito Federal (Brasil) Educação antirracista |
| Data de publicação: | 21-out-2025 |
| Data de defesa: | 26-mar-2025 |
| Referência: | SOARES, Flávia Evangelista de Souza. Políticas públicas educacionais para as relações étnico-raciais no Distrito Federal: o olhar das orientadoras educacionais. 2025. 73 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | A pesquisa investiga as significações de orientadoras educacionais do DF relacionadas à educação das relações étnico-raciais (ERER) e práticas pedagógicas cotidianas relacionadas a relações étnico-raciais. Apresenta um histórico sobre a construção social racista do Brasil e nas escolas; os marcos sobre educação étnico-racial na política educacional brasileira; e o papel da escola na construção de uma educação antirracista, com destaque para atuação do(a) orientador(a) educacional. Foram privilegiadas obras de intelectuais negros/as brasileiros/as, de várias áreas do conhecimento. O objetivo geral da pesquisa é compreender a construção das públicas educacionais para as relações étnico-raciais no Distrito Federal, a partir da perspectiva de orientadores educacionais. Os objetivos específicos são: 1) Identificar as significações de orientadores(as) educacionais que atuam na da rede pública do DF sobre o trabalho pedagógico relacionado a questões étnico-raciais na educação básica do DF; 2) Identificar as significações de orientadores(as) educacionais que atuam em escolas públicas da educação básica do território da Estrutural-DF sobre os desafios enfrentados em suas práticas pedagógicas cotidianas relacionadas a relações étnico-raciais; e 3) Ponderar criticamente sobre políticas públicas educacionais relacionadas a questões étnico-raciais, no que se refere à promoção e à garantia de direitos de educandos(as) e educadores(as). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 orientadoras educacionais, sendo 2 que atuam em instâncias gestoras e 3 atuam nas escolas públicas da Estrutural-DF. Foi realizada Análise Temática das entrevistas e identificaram-se 3 temas: 1) Racismo estrutural; 2) Formação continuada de educadores(as) em relações étnico-raciais para a construção de uma educação antirracista e afrocentrada; e 3) Implementação e avaliação da política pública educacional para as relações étnico-raciais. As análises indicaram a necessidade de que o trabalho pedagógico em ERER, tanto em nível de gestão quanto em nível da prática pedagógica no cotidiano escolar, abordem o racismo estrutural e que exista mais investimento no debate institucional sobre questões raciais. Ficou explícica a necessidade de ações de formação (inicial e continuada) de educadores(as) e gestores(as) no campo da ERER, para a construção de uma educação antirracista e afrocentrada. Os resultados mostraram que a elaboração de documentos norteadores e a disponibilização pela gestão de materiais pedagógicos que apoiem educadores(as) a realizar práticas pedagógicas em ERER é relevante. Dentre os desafios na implementação e avaliação sistemática da política pública educacional para ERER, foram identificadas a necessidade de priorização da agenda étnico-racial e de mecanismos de avaliação de ERER para monitoramento da sua eficácia. Também foi evidente a necessidade de maior articulação e comunicação efetiva entre equipes gestoras, equipes escolares e toda a comunidade pedagógica, incluindo educandos(as), suas famílias e comunidades. As análises mostraram a relevância da atuação do(a) orientador(a) educacional nas escolas públicas do Distrito Federal para uma educação antirracista e afrocentrada, para a efetividade da ERER, a promoção de novas práticas educativas, para consolidar a parceria entre toda a comunidade escolar, e para a formação continuada dos(as) educadores(as). |
| Abstract: | The research investigates the meanings attributed by educational counselors in the Federal District (DF, Brazil) regarding education on ethnic-racial relations (ERER) and daily pedagogical practices related to ethnic-racial relations. It presents a historical overview of Brazil’s racist social construction and its impact on schools; the milestones of ethnic-racial education in Brazilian educational policies; and the role of schools in building an anti-racist education, emphasizing the role of educational counselors. The study prioritizes works by Black Brazilian intellectuals from various fields of knowledge. The general objective of the research is to understand the development of public educational policies for ethnic-racial relations in the Federal District from the perspective of educational counselors. The specific objectives are: 1) To identify the meanings attributed by educational counselors working in the public education system of the DF regarding pedagogical work related to ethnic-racial issues in basic education; 2)To identify the meanings attributed by educational counselors working in public schools in the city of Estrutural-DF area regarding the challenges faced in their daily pedagogical practices related to ethnic-racial relations; and 3) To critically reflect on educational public policies related to ethnic-racial issues, particularly concerning the promotion and guarantee of rights for students and educators. Semi-structured interviews were conducted with five educational counselors: two working in management positions and three working in public schools in Estrutural-DF. A Thematic Analysis of the interviews was carried out, identifying three main themes: 1) Structural racism; 2) Continuing education for educators in ethnic-racial relations to build an anti-racist and Afro-centered education; and 3) Implementation and evaluation of public educational policies for ethnic-racial relations.The analyses indicated the need for pedagogical work on ERER, both at the management level and in everyday school practices, to address structural racism and increase institutional investment in racial issues. The findings highlighted the need for initial and ongoing training programs for educators and administrators in the field of ERER to foster an anti-racist and Afro-centered education. The results also showed that the development of guiding documents and the availability of pedagogical materials by school management to support educators in implementing ERER practices are crucial. Among the challenges in implementing and systematically evaluating public educational policies for ERER, the study identified the need to prioritize the ethnic-racial agenda and establish assessment mechanisms to monitor its effectiveness. Additionally, the research emphasized the need for greater coordination and effective communication between management teams, school staff, and the entire educational community, including students, their families, and local communities. The findings underscored the importance of the role of educational counselors in public schools in the Federal District for fostering anti-racist and Afro-centered education, ensuring the effectiveness of ERER, promoting new educational practices, strengthening partnerships within the school community, and supporting the continuing education of educators. |
| Unidade Acadêmica: | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) |
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.