| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Souza, Tatiana Yokoy de | - |
| dc.contributor.author | Soares, Flávia Evangelista de Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-21T12:06:55Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-21T12:06:55Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-21 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-26 | - |
| dc.identifier.citation | SOARES, Flávia Evangelista de Souza. Políticas públicas educacionais para as relações étnico-raciais no Distrito Federal: o olhar das orientadoras educacionais. 2025. 73 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52801 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A pesquisa investiga as significações de orientadoras educacionais do DF relacionadas à
educação das relações étnico-raciais (ERER) e práticas pedagógicas cotidianas relacionadas a
relações étnico-raciais. Apresenta um histórico sobre a construção social racista do Brasil e
nas escolas; os marcos sobre educação étnico-racial na política educacional brasileira; e o papel
da escola na construção de uma educação antirracista, com destaque para atuação do(a)
orientador(a) educacional. Foram privilegiadas obras de intelectuais negros/as brasileiros/as,
de várias áreas do conhecimento. O objetivo geral da pesquisa é compreender a construção das
públicas educacionais para as relações étnico-raciais no Distrito Federal, a partir da perspectiva
de orientadores educacionais. Os objetivos específicos são: 1) Identificar as significações de
orientadores(as) educacionais que atuam na da rede pública do DF sobre o trabalho pedagógico
relacionado a questões étnico-raciais na educação básica do DF; 2) Identificar as significações
de orientadores(as) educacionais que atuam em escolas públicas da educação básica do
território da Estrutural-DF sobre os desafios enfrentados em suas práticas pedagógicas
cotidianas relacionadas a relações étnico-raciais; e 3) Ponderar criticamente sobre políticas
públicas educacionais relacionadas a questões étnico-raciais, no que se refere à promoção e à
garantia de direitos de educandos(as) e educadores(as). Foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com 5 orientadoras educacionais, sendo 2 que atuam em instâncias gestoras
e 3 atuam nas escolas públicas da Estrutural-DF. Foi realizada Análise Temática das entrevistas
e identificaram-se 3 temas: 1) Racismo estrutural; 2) Formação continuada de educadores(as)
em relações étnico-raciais para a construção de uma educação antirracista e afrocentrada; e 3)
Implementação e avaliação da política pública educacional para as relações étnico-raciais. As
análises indicaram a necessidade de que o trabalho pedagógico em ERER, tanto em nível de
gestão quanto em nível da prática pedagógica no cotidiano escolar, abordem o racismo
estrutural e que exista mais investimento no debate institucional sobre questões raciais. Ficou
explícica a necessidade de ações de formação (inicial e continuada) de educadores(as) e
gestores(as) no campo da ERER, para a construção de uma educação antirracista e
afrocentrada. Os resultados mostraram que a elaboração de documentos norteadores e a
disponibilização pela gestão de materiais pedagógicos que apoiem educadores(as) a realizar
práticas pedagógicas em ERER é relevante. Dentre os desafios na implementação e avaliação
sistemática da política pública educacional para ERER, foram identificadas a necessidade de
priorização da agenda étnico-racial e de mecanismos de avaliação de ERER para
monitoramento da sua eficácia. Também foi evidente a necessidade de maior articulação e
comunicação efetiva entre equipes gestoras, equipes escolares e toda a comunidade
pedagógica, incluindo educandos(as), suas famílias e comunidades. As análises mostraram a
relevância da atuação do(a) orientador(a) educacional nas escolas públicas do Distrito Federal
para uma educação antirracista e afrocentrada, para a efetividade da ERER, a promoção de
novas práticas educativas, para consolidar a parceria entre toda a comunidade escolar, e para a
formação continuada dos(as) educadores(as). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Políticas públicas educacionais para as relações étnico-raciais no Distrito Federal : o olhar das orientadoras educacionais | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Relações étnico-raciais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Orientadores educacionais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Política educacional - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação antirracista | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The research investigates the meanings attributed by educational counselors in the Federal
District (DF, Brazil) regarding education on ethnic-racial relations (ERER) and daily
pedagogical practices related to ethnic-racial relations. It presents a historical overview of
Brazil’s racist social construction and its impact on schools; the milestones of ethnic-racial
education in Brazilian educational policies; and the role of schools in building an anti-racist
education, emphasizing the role of educational counselors. The study prioritizes works by
Black Brazilian intellectuals from various fields of knowledge. The general objective of the
research is to understand the development of public educational policies for ethnic-racial
relations in the Federal District from the perspective of educational counselors. The specific
objectives are: 1) To identify the meanings attributed by educational counselors working in the
public education system of the DF regarding pedagogical work related to ethnic-racial issues
in basic education; 2)To identify the meanings attributed by educational counselors working in
public schools in the city of Estrutural-DF area regarding the challenges faced in their daily
pedagogical practices related to ethnic-racial relations; and 3) To critically reflect on
educational public policies related to ethnic-racial issues, particularly concerning the
promotion and guarantee of rights for students and educators. Semi-structured interviews were
conducted with five educational counselors: two working in management positions and three
working in public schools in Estrutural-DF. A Thematic Analysis of the interviews was carried
out, identifying three main themes: 1) Structural racism; 2) Continuing education for educators
in ethnic-racial relations to build an anti-racist and Afro-centered education; and 3)
Implementation and evaluation of public educational policies for ethnic-racial relations.The
analyses indicated the need for pedagogical work on ERER, both at the management level and
in everyday school practices, to address structural racism and increase institutional investment
in racial issues. The findings highlighted the need for initial and ongoing training programs for
educators and administrators in the field of ERER to foster an anti-racist and Afro-centered
education. The results also showed that the development of guiding documents and the
availability of pedagogical materials by school management to support educators in
implementing ERER practices are crucial. Among the challenges in implementing and
systematically evaluating public educational policies for ERER, the study identified the need
to prioritize the ethnic-racial agenda and establish assessment mechanisms to monitor its
effectiveness. Additionally, the research emphasized the need for greater coordination and
effective communication between management teams, school staff, and the entire educational
community, including students, their families, and local communities. The findings
underscored the importance of the role of educational counselors in public schools in the
Federal District for fostering anti-racist and Afro-centered education, ensuring the
effectiveness of ERER, promoting new educational practices, strengthening partnerships
within the school community, and supporting the continuing education of educators. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|