| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Duarte, Natália de Souza | - |
| dc.contributor.author | Barbosa, Emily da Conceição | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-21T12:01:21Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-21T12:01:21Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-21 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-28 | - |
| dc.identifier.citation | BARBOSA, Emily da Conceição. A trajetória da política federal de educação sexual no período de 2014-2024. 2025. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52800 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo principal investigar a trajetória da educação sexual nos
documentos federais oficiais para a educação básica no Brasil no período de 2014 a 2024. Para
isso, foi empregada a análise de conteúdo como referencial metodológico, fundamentada no
materialismo histórico dialético, tanto como perspectiva epistemológica quanto como método
de análise. O estudo interpreta a educação sexual como uma ferramenta de proteção para os
estudantes da educação básica no Brasil. Essa análise baseia-se em um referencial teórico que
incorpora abordagens foucaultianas e freudianas sobre a sexualidade, além de discussões sobre
os direitos sexuais e reprodutivos de crianças e jovens e o cenário mais amplo das políticas
educacionais no Brasil. Além disso, o estudo examina os desafios trazidos pelo
neoconservadorismo e neoliberalismo contemporâneos na discussão sobre educação sexual.
Nessa perspectiva, como resultado da análise de conteúdo, a pesquisa identificou cinco
categorias centrais nos documentos analisados: Judicialização da Educação Sexual,
Apagamento de Gênero e Diversidade, Oscilação das Políticas Relacionadas à Educação
Sexual, Disputa Política e Ideológica sobre a Educação Sexual e o Papel do Estado na
Regulação da Educação Sexual. Essas categorias refletem as tensões entre diferentes
abordagens sobre o tema e o papel do Estado nessa política educacional. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A trajetória da política federal de educação sexual no período de 2014-2024 | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação sexual | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação básica - Brasil | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Sexualidade | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Política educacional | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The main objective of this study is to analyze the trajectory of sex education in official federal
documents for basic education in Brazil from 2014 to 2024. To achieve this, content analysis
was employed as the methodological framework, grounded in dialectical and historical
materialism as both an epistemological stance and a method of analysis. From a critical
perspective, the study interprets sex education as a protective tool for basic education students
in Brazil. This analysis is based on a theoretical framework that incorporates Foucauldian and
Freudian perspectives on sexuality, alongside discussions on sexual and reproductive rights for
children and youth, and the broader landscape of educational policies in Brazil. Furthermore,
the study examines the challenges brought by contemporary neoconservatism and neoliberalism
in shaping sex education policies. In this perspective, as a result of the content analysis, the
research identified five central categories in the documents analyzed: Judicialization of Sex
Education, Erasure of Gender and Diversity, Oscillation of Policies Related to Sex Education,
Political and Ideological Dispute over Sex Education and the Role of the State in Regulating
Sex Education. These categories reflect the tensions between different perspectives on the
subject and the role of the state in educational policies. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|