Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52800
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_EmilyDaConceicaoBarbosa_DISSERT.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDuarte, Natália de Souza-
dc.contributor.authorBarbosa, Emily da Conceição-
dc.date.accessioned2025-10-21T12:01:21Z-
dc.date.available2025-10-21T12:01:21Z-
dc.date.issued2025-10-21-
dc.date.submitted2025-03-28-
dc.identifier.citationBARBOSA, Emily da Conceição. A trajetória da política federal de educação sexual no período de 2014-2024. 2025. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52800-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal investigar a trajetória da educação sexual nos documentos federais oficiais para a educação básica no Brasil no período de 2014 a 2024. Para isso, foi empregada a análise de conteúdo como referencial metodológico, fundamentada no materialismo histórico dialético, tanto como perspectiva epistemológica quanto como método de análise. O estudo interpreta a educação sexual como uma ferramenta de proteção para os estudantes da educação básica no Brasil. Essa análise baseia-se em um referencial teórico que incorpora abordagens foucaultianas e freudianas sobre a sexualidade, além de discussões sobre os direitos sexuais e reprodutivos de crianças e jovens e o cenário mais amplo das políticas educacionais no Brasil. Além disso, o estudo examina os desafios trazidos pelo neoconservadorismo e neoliberalismo contemporâneos na discussão sobre educação sexual. Nessa perspectiva, como resultado da análise de conteúdo, a pesquisa identificou cinco categorias centrais nos documentos analisados: Judicialização da Educação Sexual, Apagamento de Gênero e Diversidade, Oscilação das Políticas Relacionadas à Educação Sexual, Disputa Política e Ideológica sobre a Educação Sexual e o Papel do Estado na Regulação da Educação Sexual. Essas categorias refletem as tensões entre diferentes abordagens sobre o tema e o papel do Estado nessa política educacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA trajetória da política federal de educação sexual no período de 2014-2024pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação sexualpt_BR
dc.subject.keywordEducação básica - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordSexualidadept_BR
dc.subject.keywordPolítica educacionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The main objective of this study is to analyze the trajectory of sex education in official federal documents for basic education in Brazil from 2014 to 2024. To achieve this, content analysis was employed as the methodological framework, grounded in dialectical and historical materialism as both an epistemological stance and a method of analysis. From a critical perspective, the study interprets sex education as a protective tool for basic education students in Brazil. This analysis is based on a theoretical framework that incorporates Foucauldian and Freudian perspectives on sexuality, alongside discussions on sexual and reproductive rights for children and youth, and the broader landscape of educational policies in Brazil. Furthermore, the study examines the challenges brought by contemporary neoconservatism and neoliberalism in shaping sex education policies. In this perspective, as a result of the content analysis, the research identified five central categories in the documents analyzed: Judicialization of Sex Education, Erasure of Gender and Diversity, Oscillation of Policies Related to Sex Education, Political and Ideological Dispute over Sex Education and the Role of the State in Regulating Sex Education. These categories reflect the tensions between different perspectives on the subject and the role of the state in educational policies.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventudept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.